RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como limpar seu aparelho auditivo


1

RETROAURICULARES
Este modelo de aparelho auditivo da foto acima é composto por 2 partes:
A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha
LIMPEZA:  Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja. E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.
B. O molde – é aquela peça de silicone (material mais flexível) ou acrílico (material mais rígido) que  se conecta ao aparelho auditivo através de um tubo plástico ( “tubinho”).
LIMPEZA DIÁRIA:  ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o molde com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se vc encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha.
#ficadica: se vc tem 2 moldes (um de cada orelha), use um papel para cada molde e descarte em seguida. Assim vc vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.
LIMPEZA MENSAL:  somente o molde pode ser lavado com sabão neutro e água. O que você vai precisar?
23



  • escovinha
  • água e sabão neutro
  • bombinha de ar
#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que o molde estiver com um odor diferente.
Siga as instruções abaixo:
  1. Desconecte as 2 partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção:  a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave o molde normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!
#ficadica: Verifique se o “tubinho” está  em bom estado e não necessita de troca.

5


RETROAURICULARES COM TUBO FINO
Este modelo de aparelho auditivo é composto por 3 partes:
A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha
LIMPEZA:  Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja.   E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.
B. O tubo fino – é aquela peça de plástico que conecta o aparelho auditivo a  sonda.
C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.
LIMPEZA DIÁRIA:  ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o tubo fino e a sonda com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se vc encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso vc não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).
#ficadica: se vc tem 2 sondas e tubos finos ( um de cada orelha),  use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim vc vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.
#ficadica: se o seu tubo e/ou sonda entupiu e vc está sem tempo de limpar, tenha um kit reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de tubo e sonda.

LIMPEZA MENSAL:  somente o tubo fino e a sonda podem ser lavados com sabão neutro e água.
O que você vai precisar?
432

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • fio limpador longo
  • água e sabão neutro
#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou vc tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.
Siga as instruções abaixo:
  1. Desconecte as 3 partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção:  a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Passe o fio limpador no tubo fino e na sonda – indo de um lado para o outro
  3. Lave o tubo fino e a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  4. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  5. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!
#ficadica: Verifique se o tubo fino está  em bom estado e não necessita de troca. Tubinhos que foram dobrados devem ser trocados pois o som não passa direito.
6
RETROAURICULARES COM TECNOLOGIA RIC (receptor no canal)
Este modelo de aparelho auditivo é composto por 3 partes:
7
A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.
B. O tubo fino (com fio de metal dentro) com receptor na ponta – é aquela peça de plástico por fora mas com um componente eletrônico na ponta (parte de metal).
LIMPEZA:  Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja.   E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.
C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino com receptor na ponta. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.
LIMPEZA DIÁRIA:  ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente a sonda com um papel SECO e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se vc encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso vc não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).
#ficadica: se vc tem 2 sondas (uma de cada orelha),  use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim vc vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.
#ficadica: se o sua sonda entupiu e vc está sem tempo de limpar, tenha uma reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de sonda.
LIMPEZA MENSAL:  somente a sonda pode ser lavada com sabão neutro e água. O que vc vai precisar?
23

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • água e sabão neutro
#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou vc tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.
Siga as instruções abaixo:
  1. Desconecte a sonda do restante do aparelho auditivo e coloque toda a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção:  a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou na sonda com a bombinha  de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

8


INTRACANAIS E MICROCANAIS
Na verdade, nesse caso, o modelo não interfere no tipo de limpeza.
Mais uma vez, repito…quando um novo usuário adquire um aparelho auditivo essa é uma parte muito importante da orientação.
Qual o motivo? Simples: a falta de informação pode levar o usuário a limpar seu aparelho auditivo de forma inadequada e assim encurtar a vida útil do produto.
Nas semanas anteriores falamos da limpeza dos aparelhos auditivos retroauriculares convencionais, com tubo fino e com tecnologia RIC
Então vamos lá….
Este modelo de aparelho auditivo é composto por  2 partes:
9

  • O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha
LIMPEZA:  Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja.   E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.
  • Filtro de cera – proteção na entrada do aparelho para que não entre cera na parte do receptor. Existem vários modelos de protetores de cera. Mas atenção!  Cada marca usa 2 a 3 tipos diferentes! Antes de trocar o seu, verifique se vc tem o protetor de cera adequado para seu aparelho auditivo.
101112

LIMPEZA DIÁRIA:  ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe a ponta do filtro com um papel  e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se vc encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com a escovinha. Caso vc não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa.

LIMPEZA COMPLETA:  troca de filtro
O que vc vai precisar?
210

  • escovinha
  • filtros (protetores de cera)
#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que sentir seu ouvido mais úmido.
Siga as instruções abaixo:
  1. Com a ferramenta adequada, retire o protetor de cera usado. Coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção:  a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Descarte o filtro usado.
  3. Ainda com a ferramenta adequada, retire um protetor de cera novo e encaixe no orifício do aparelho auditivo.
  4. Pronto! Agora é só conectar e  usar novamente!
 http://cronicasdasurdez.com/como-limpar-seu-aparelho-auditivo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.