RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 14 de junho de 2015

Campus Senhor do Bonfim da Univasf oferta curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras


o-enem-unica-forma-ingresso-utilizada-pela-univasf-518a2d61aefbc 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), deu início hoje (12) ao período de inscrições para o curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Português em nível médio. O curso é uma iniciativa do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat), do Campus Senhor do Bonfim, onde será ofertado. Serão disponibilizadas 30 vagas, direcionadas principalmente para falantes bilíngues de Língua Brasileira de Sinais/Português que já atuam como intérpretes ou pretendem atuar na área, mas não têm formação específica.
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou curso profissionalizante equivalente. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até 24 de junho, pelo Sistema de Inscrições em processo seletivo da Univasf (PS). No ato da inscrição, o candidato deverá enviar os seguintes documentos em pdf: cópia do certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante; carta de intenções assinada pelo candidato, documentos que comprovem experiência de trabalho como Tradutor e Intérprete de Libras/Português em sala de aula.
O processo de seleção será composto por análise dos documentos e entrevista, que será realizada no período de 6 a 8 de julho, em sala e horário a serem divulgados a partir de 1º de julho, por meio do site do Ccinat . O resultado final será disponibilizado no dia 22 de julho no mesmo endereço eletrônico.
O curso terá carga horária semanal de dez horas e duração de um ano, com aulas ministradas durante o dia no Campus Senhor do Bonfim. As matrículas estão previstas para o período de 29 a 31 de julho e as aulas deverão iniciar em 1º de setembro. Mais informações no Edital N° 1/2015, disponível no site da Proex e no link abaixo.
O professor de Libras do Ccinat Isaac Figueredo de Freitas ressalta que a iniciativa é de alta relevância, pois visa democratizar e ampliar os espaços formais de capacitação profissional de Tradutores e Intérpretes de Libras na região do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que abrange nove municípios baianos entre os quais Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari e Senhor do Bonfim. “Nosso objetivo é proporcionar uma formação com excelência técnica, ética e humana, para atender com qualidade à urgente e crescente demanda por tais profissionais na região onde o curso se insere”, afirma.
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Colegiado de Ciências da Natureza por meio dos telefones (74) 3221-4809 e 3221-4810 ou pelo e-mail: ccinat.bonfim@univasf.edu.br. Cronograma:
Inscrições – até 24 de junho
Entrevistas – 6 a 8 de julho
Resultado Final – 22 de julho
Convocação dos classificados – 24 de julho
Período de matrículas – 29 a 31 de julho
Previsão de início das aulas -1º de setembro

Fonte: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.