RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Curso de Libras forma turma e anuncia novidades na Unimar


marilia 

 Qualquer cidadão poderá participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar semanalmente às aulas que serão ministradas às segundas (Turma C) e terças-feiras (Turma D) às 19h23 no Bloco 11 da Universidade, com início em 10 e 11 de agosto.

A Universidade de Marília (Unimar) segue batalhando e desenvolvendo ações com o objetivo de propagar o ensino da Língua Brasileira de Sinais em cumprimento a Lei de Acessibilidade.
Nesta semana, cerca de cem pessoas completaram o curso básico de Libras oferecido gratuitamente pela Instituição à colaboradores e à comunidade da cidade e região. Para o segundo semestre, além do primeiro nível do curso, a Universidade irá oferecer ensinamento avançado aos formados.
De acordo com a coordenadora curso, a docente Célia Pavarini, as atividades já atingem e capacitam pessoas de diversos segmentos. “Há algum tempo nossos alunos e colaboradores possuem acesso ao ensino da Língua, porém em 2015 a Universidade inovou e passou a oferecer gratuitamente a formação a pessoas da comunidade”, explica.
Nesta semana, além da formatura das turmas C e D de colaboradores, foi realizada a entrega de certificado para pessoas da sociedade que formaram as turmas A e B.
“Todas as aulas são demonstrativas principalmente porque Libras é uma língua gestual, com estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. Sua dinâmica acontece na interação entre professor e alunos e entre os próprios estudantes. O nosso objetivo é que cada vez mais marilienses tenham capacidade de comunicação com os surdos, principalmente para incluí-lo em todas as camadas sociais, vencendo qualquer barreira”, comenta.
Para a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, é de suma importancia que a Universidade de Marília faça parte do processo de preparação da sociedade e inclusão do surdo. Na Instituição já são aproximadamente 100 colaboradores capacitados.
“Estamos desenvolvendo o processo por etapas preparando os alunos, colaboradores e agora a comunidade. Os resultados são muito gratificantes e queremos que o acesso seja ainda maior”, acrescenta.
A colaboradora da Universidade Ângela Luciano da Silva Oliveira participou de uma das primeiras turmas de Libras e já viveu situações interessantes depois disso.
“Nas aulas fomos orientados a ter atitude e em uma ocasião, quando avistei duas pessoas conversando por sinais, me apresentei e fui compreendidas por eles. Esta experiência foi gratificante e hoje eu sei como valeu a pena participar do curso”, conclui.
Qualquer cidadão poderá participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar semanalmente às aulas que serão ministradas às segundas (Turma C) e terças-feiras (Turma D) às 19h23 no Bloco 11 da Universidade, com início em 10 e 11 de agosto.
As inscrições devem ser feitas até o dia 7 do mesmo mês através do email extensão@unimar.br contendo, além dos dados pessoais, a dia de preferência.

 http://www.surdosol.com.br/curso-de-libras-forma-turma-e-anuncia-novidades-na-unimar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.