RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 14 de junho de 2015

O bilinguismo e o ensino de Libras

Quando:
16 de junho de 2015 – 19 de junho de 2015 dia inteiro
Onde:
Universidade Federal de Acre
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Acre - Distrito Industrial, Rio Branco - AC
Brasil
Contato:
UFAC
 
 
image_banner


Com o tema “O bilinguismo e o ensino de libras”, o curso de Letras Libras realiza no período de 16 a 19 de junho, a 1ª Semana de Letras Libras na Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento conta com a participação da comunidade acadêmica e de membros da comunidade externa. A abertura do evento acontece no anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 8h.

A ideia da Semana é tratar sobre a educação do surdo e discutir sobre o bilinguismo, respeitando as línguas em contato: libras e português. As mesas redondas enfatizam a história da educação do surdo no Acre, desde a educação básica até o ensino superior, culminando com a implantação do curso de Letras Libras na Ufac há 2 anos.
Para a palestra de abertura está confirmada a presença da professora Shirley Vilhalva, que colabora na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul há 30 anos e hoje trabalha com índios surdos. Em sua palestra, Vilhalva falará sobre o bilinguismo e o estudo de línguas. Também está confirmada a presença da professora Sueli de Fátima Fernandes, coordenadora do curso de graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fernandes fará o encerramento da Semana, com a palestra sobre “O ensino do português como segunda língua”.
“Trata-se de uma oportunidade de suma importância para a comunidade surda e para a comunidade acadêmica por se tratar do primeiro evento ligado ao curso de Letras Libras. Com os debates pretendemos enriquecer a construção do conhecimento e a valorização da cultura surda no Brasil e no Estado do Acre em especial”, explica o coordenador do curso, Alexandre Melo de Sousa.

Mais informações podem ser obtidas no site:


 http://www.surdosol.com.br/event/o-bilinguismo-e-o-ensino-de-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.