RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 23 de junho de 2015

Começam nesta segunda matrículas para escola bilíngue da Prefeitura - FORTALEZA

Criança3 
Matrículas vão até o preenchimento das vagas. As aulas na escola serão ministradas em Português e em Libras.
Estão abertas, a partir desta segunda, 15, as matrículas para a primeira escola bilíngue da rede pública municipal de ensino de Fortaleza. A escola atenderá alunos surdos e ouvintes, do infantil IV ao 5º ano do ensino fundamental, em tempo integral. As aulas da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota começam no dia 3 de agosto e o colégio se localiza no bairro Itaperi.
No total, serão 190 vagas, priorizando alunos surdos e os irmãos deles. “A escola foi elaborada para atender à modalidade de ensino. Essa é primeira, mas novas escolas novas com a mesma metodologia devem ser implantadas em Fortaleza”, informa a gerente da Célula da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Suely Farias, coordenadora do projeto.
A instituição será baseada numa proposta em que os alunos desenvolverão as competências necessárias para usar as duas línguas – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa. Para isso, professores com licenciatura plena em disciplinas do currículo oficial e com habilitação em LIBRAS irão atuar na instituição. Um total de 20 professores foram aprovados em concurso público e devem atuar na escola.
Ainda de acordo com Sueli Farias, essa é uma iniciativa inovadora em Fortaleza. “Para essa parcela da população, isso representa uma equiparação de direitos e oportunidades. Parte desses alunos está matriculada nas escolas regulares da rede, mas na escola bilíngue eles vão ter acesso a todo conteúdo em libras e isso vai possibilitar um melhor desempenho na aprendizagem. Outro grande benefício é o fato de a instituição ofertar ensino em tempo integral”, explicou a gerente.
Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem procurar a escola e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), três fotos 3×4, documento de identificação social do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação.
Serviço:
Matrículas abertas para escola bilíngue da rede municipal de ensino
Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota
Endereço: avenida Bernardo Manuel, 9970 A – bairro Itaperi (Em frente a Têxtil Bezerra de Menezes). Outras informações: 3459 6996.

 http://www.surdosol.com.br/comecam-nesta-segunda-matriculas-para-escola-bilingue-da-prefeitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.