RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 26 de junho de 2015

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA


bola com vários tipos de imagens de inclusão



CONCEITO DE DEFICIÊNCIA?
Na legislação brasileira, de acordo com o Decreto no 3298/1999, no artigo 3º, Inciso I, considera-se deficiência “toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho da atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Por outro lado, o Código Interacional de Doenças (CID), Manual Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e Classificação Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Saúde (CIF) são considerados portadores de deficiência os indivíduos que enquadram-se nos quadros clínicos que caracterizam limitações de ordem física, sensorial, cognitiva e transtornos globais de desenvolvimento.

Segundo Royo e Urquizar (2012), a deficiência é definida como: [...] toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica ou anatômica, que pode ser congênita ou adquirida, temporária ou permanente e de diferentes tipos (intelectual, de linguagem, de audição, de visão, visceral, musculoesquelética, desfigurativa, generalizada ou múltipla).

Outros autores acrescentam, a esta definição, o fato destas limitações acarretarem dificuldades para que estes indivíduos interajam de forma eficiente, autônoma e produtiva com o meio físico e social.

Almeida (2004) afirma que: [...] pessoa portadora de deficiência é aquela que apresenta, em comparação com a maioria das pessoas, significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectual, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, da caráter permanente, que acarretam dificuldades em sua interação com o meio físico e social.

Desta forma, são considerados portadores de alguma deficiência, todos os indivíduos que apresentam deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual surdocegueira, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

 http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-o-conceito-de-deficiencia/

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