RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Amo a tecnologia que me permite ouvir o mundo



Há algum tempo atrás iniciei uma campanha na FanPage e aqui também para que todo mundo começasse a customizar seus aparelhos auditivos e implantes cocleares. Pessoalmente, detesto de um jeito muito forte toda e qualquer menção à palavra ‘discrição‘ dentro dessa indústria. Embora isso parta na grande maioria das vezes do próprio paciente, acho que o profissional da fonoaudiologia que ouve esse pedido “quero que seja discreto já que não existe invisível” tem nas mãos o poder de mudar a mentalidade e a saúde dessa pessoa. Não acho legal ser conivente com isso. Não acho legal incentivar a vergonha que muitas pessoas sentem da própria deficiência auditiva. E como a surdez é a deficiência invisível, nada mais lindo do que pessoas corajosas e orgulhosas o suficiente para lhe dar visibilidade.
Comecei essa campanha sem pretensões e hoje me arrepio toda quando recebo fotos de mães orgulhosas mostrando os AASI cor-de-rosa de suas princesinhas – e lamento TANTO pelas mães que me escrevem contando da vergonha horrível que sentem porque seus filhos têm que usar AASI ou IC. Cada vez mais a publicidade está empenhada em quebrar paradigmas e tabus, quando é que a indústria dos AASI’s vai perceber isso? Ontem mesmo vi uma propaganda na Inglaterra que mostrava uma mulher com um camarão na orelha imitando um AASI dizendo “Seus aparelhos auditivos são feios? Os nossos são invisíveis!” e senti vontade de chorar de raiva por tamanho desserviço. Na indústria do IC isso não existe, afinal, discrição não combina com implante coclear, ainda bem!
Algumas vezes, aqui na Sonora, quando um paciente candidato ao IC pede para conversar comigo, acabo ouvindo frases clássicas como ‘dá para esconder com o cabelo né?, ‘porque você prende o cabelo e deixa ele aparecendo?’, ‘ai, como é grande’. Me dá uma dor no coração ouvir essas coisas. Mas o ser humano é assim mesmo, e o único jeito de lidar com desinformação é tendo aquela paciência divina de ser um agente disseminador de informação. O tempo inteiro. Às vezes, cansa. Me pergunto por que as pessoas me fazem esse tipo de pergunta, enquanto poderiam fazer outras muito mais inteligentes – afinal, eu sou uma surda profunda que está ouvindo graças à isso que tanto os apavora por ser ‘grande e visível’. Dá até uma certa vontade de dizer: ‘Se você quisesse mesmo ouvir não teria esse tipo de pensamento pequeno e fútil. A surdez aparece mil vezes mais que o aparelho auditivo e o implante coclear que você quer tanto esconder’.
Aliás, que paradoxo bizarro: as pessoas não querem que os outros notem exatamente aquilo que fará com quem eles não notem o que mais as incomoda e perturba, que é a surdez. Pobres IC’s e AASI’s, com tanta gente sentindo vergonha deles…
Já eu sou da turma que sente ORGULHO, AMOR E ADMIRAÇÃO pela tecnologia que me permite ouvir o mundo. E mal posso acreditar na legião de pessoas que lê este blog e faz parte desta turma comigo. Emannuel, Vanessa, Isabella, Diego, Cleberson, Thayanne, Rita, Rebeca, Alexandre e todo mundo que enviou foto, só tenho uma coisa a dizer: vocês estão mudando o modo como o mundo enxerga os aparelhos auditivos e implantes cocleares. É por causa da personalidade e da atitude de vocês que outras pessoas deixarão de sentir vergonha e começarão a usar também – e isso mudará a vida e a qualidade de vida delas. Continuem assim, vocês me matam de orgulho! E um recado para as fonos e otorrinos que estão lendo este post: REVOLUCIONEM A REABILITAÇÃO AUDITIVA! Vamos juntos erradicar essa mentalidade besta que os pacientes insistem em perpetuar. VERGONHA E DISCRIÇÃO? EU DIGO NÃO!

Snapchat--1319267870435819373helenaicicIMG_8595IMG_8593IMG_8594IMG_8576icimage1image2 (1)FB_IMG_143259183219320150526_073847-001image1image2foto-001image1 (1)-001 Screenshot_2015-05-18-10-02-44 11112712_10202774521604586_7245953166042638199_n 6IMG_8567IMG_7698


Cliquem nas imagens abaixo e salvem em seus computadores/smartphones e ajudem a espalhar essa campanha pelos quatro cantos desse país! No Instagram usem as hashtags #cronicasdasurdez #implantecoclear #aparelhoauditivo e no Facebook, me marquem na publicação! 😀


http://cronicasdasurdez.com/amo-a-tecnologia-que-me-permite-ouvir-o-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.