RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

Tecnologia ajuda deficientes auditivos a melhorar comunicação com o mundo

Aplicativos se tornam ferramentas úteis no entendimento com quem não domina a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Confira uma lista de programas essenciais

Aos 28 anos, o auxiliar de produção Anderson César nunca pronunciou uma palavra. Durante a gestação, a mãe dele teve rubéola, o que gerou no filho um quadro de surdez total. Por não ouvir, Anderson também não sabe falar, mas aprendeu a se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais – Libras, ensinando aos pais e à irmã.
20150630140522616476i
Thalita e Anderson se casaram há quatro anos e, quando não estão juntos, usam aplicativos para se comunicar. Foto: Mike Torres/Esp DP/D.A Press
Curioso, Anderson desde cedo se interessou por tecnologia. E, após comprar o primeiro smartphone, foi logo atrás de maneiras de suprir sua não-capacidade de utilizar a função de ligações telefônicas do aparelho. Com a ajuda do aplicativo Pro Deaf, desenvolvido em Pernambuco, Anderson contou ao Pernambuco.com que as ferramentas digitais foram essenciais na melhora da comunicação com familiares, amigos e colegas de trabalho. “As pessoas não entendiam os gestos [em Libras] que eu usava ou não sabiam como me dizer algo. O celular ajudou muito nisso”, explica.
A esposa de Anderson, a dona de casa Thalita Dias, 26 anos, também tem deficiência auditiva e usa aplicativos para superar as dificuldades do dia a dia. Eles se casaram há quatro anos, em uma cerimônia que contou com a participação de dois intérpretes de Libras para os amigos do casal que também são surdos.
Com a ajuda de Anderson e Thalita o Pernambuco.com elaborou uma lista com aplicativos que podem ajudar bastante na comunicação escrita com deficientes auditivos. Confira.
img_movel_01
ProDeaf surgiu de um grupo de estudantes de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco
Pro Deaf
Disponível para: AndroidiOSWindows Phone e desktop, através do site web.prodeaf.net.
Representante pernambucano da lista, a ideia de criar o Pro Deaf surgiu de um grupo de estudantes de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. O gerente de produto da Pro Deaf, Renato Kimura, explica que a história sensível de um amigo surdo, que tinha muita dificuldade em se comunicar e hoje é consultor da empresa, trouxe à tona um problema comum entre famílias que possuem deficientes auditivos em casa. O aplicativo proporciona ao usuário transformar os verbetes e frases digitadas ou gravadas por voz em gestos em Libras, mostrados na tela do smartphone, do tablet ou do computador.
Hand Talk
20150630115611555530e
O Hand Talk, que também traduz português para Libras, foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. (Foto: Reprodução/Play Store)
Disponível para: AndroidiOS e BlackBerry
De acordo com sua página de download, o Hand Talk, que também traduz português para Libras, foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. O aplicativo é comandado por um simpático intérprete virtual chamado Hugo, um personagem em 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.
Imo
20150630114130242784e
Imo une ferramentas de Skype e Whatsapp em um mesmo app. (Foto: Reprodução/Play Store)
Disponivel para: Android e iOS

Unindo em um único aplicativo as funções de Skype e Whatsapp, o Imo possibilita a realização de chamadas de vídeo em tempo real e em alta qualidade. Também é possível enviar SMS, criar grupos de bate-papo e compartilhar fotos e vídeos.

iFood
20150630114439118844o
Através do iFood, é possível pedir comida em casa com rapidez, apenas digitando o pedido e os dados solicitados. (Foto: Reprodução/Play Store)
Disponível para: AndroidiOS e Windows Phone
Basta acessar o site ou ligar o GPS do smartphone, conectado à internet, para que o iFood localize as opções mais de acordo com as preferências gastronômicas do usuário. Como não podem falar com os atendentes dos deliverys da cidade, Anderson e Thalita utilizam o aplicativo para pedir comida em casa com rapidez, apenas digitando o pedido e os dados solicitados.
EasyTaxi
20150630115210378932e
EasyTaxi é utilizado por 20 milhões de usuários em 30 países. (Foto: Reprodução/Play Store)
Disponível para: AndroidiOSWindows PhoneBlackBerry e Desktop
Anderson conta que utiliza o EasyTaxi quando precisa fazer algum procedimento médico em hospital ou ir a algum lugar para onde não saiba como chegar de ônibus. Rápido e intuitivo, o aplicativo promete fazer o taxista chegar à sua porta em três minutos, sendo utilizado por 20 milhões de usuários em 30 países. No Brasil, além do Recife, está disponível em São Paulo, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Vitória e em mais 60 cidades.

http://www.surdosol.com.br/tecnologia-ajuda-deficientes-auditivos-a-melhorar-comunicacao-com-o-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.