RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Reduzindo barreiras: servidores da Fundação de Cultura realizam capacitação em Libras

Mato Grosso do Sul – O objetivo das aulas é garantir melhor qualidade no atendimento aos usuários, diminuindo barreiras de comunicação e o acesso à informação.

Servidores da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) vão iniciar na sexta-feira (24) o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico Instrumental para bibliotecas. O objetivo das aulas é garantir melhor qualidade no atendimento aos usuários, diminuindo barreiras de comunicação e o acesso à informação.
O curso faz parte de um plano da organização da sociedade civil Mais Diferenças, que está retomando as atividades do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura, com participação do Sistema Nacional de Bibliotecas e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaias Paím” é umas das 10 contempladas em todo o País.
Em Mato Grosso do Sul, o curso contempla inicialmente o pessoal que atua na Biblioteca Pública Estadual. Porém, nessa fase de formação, incluirá também na formação servidores da Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea, Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”, Museu da Imagem e do Som e Centro Cultural José Octávio Guizzo.
O projeto trabalhará de forma conjunta com as 10 bibliotecas para realizar as formações, oficinas, entrega de acervo acessível, tecnologia assistiva, mobilização dos atores locais que defendem os direitos das pessoas com deficiência.
Com duração total de 40 horas, o curso irá ocorrer às terças e sextas, das 14h às 16 horas, no miniauditório da Biblioteca Pública Estadual, no 2º andar do Memorial da Cultura e Cidadania.

 http://www.surdosol.com.br/reduzindo-barreiras-servidores-da-fundacao-de-cultura-realizam-capacitacao-em-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.