RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

Curso de Letras da URI promove Curso de LIBRAS: básico, intermediário e avançado - ERECHIM

A primeira etapa do curso iniciará no dia 20 de julho e as inscrições estão abertas até dia 17 de julho.

Em conformidade com Vygotsky (2002), a língua não pode ser considerada simplesmente uma forma de comunicação, mas, essencialmente, uma função reguladora do pensamento. Partindo deste pressuposto e relacionando-o ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, verifica-se que o aprendizado desta é fundamental aos surdos como primeira língua, uma vez que quem sabe e domina LIBRAS compreende e assimila melhor os novos conhecimentos e, por extensão, pode aprender mais e melhor ler e escrever na segunda língua – Língua Portuguesa. Soma-se a este fato, a necessidade de profissionais que dominem LIBRAS para uma efetiva  inclusão nas escolas e nos diferentes estabelecimentos que estruturam a sociedade.
Para atender aos objetivos de propiciar capacitação básica, intermediária e avançada da Língua Brasileira de Sinais, por meio de subsídios teórico-práticos, vivências, experiências e aprendizado compartilhado de LIBRAS com profissional surdo, o Curso de Letras-Língua Portuguesa da URI Erechim está promovendo o Curso de LIBRAS: Básico, Intermediário e Avançado.
A implementação de políticas públicas que tratem a inclusão como deve ser tratada, transformando escolas regulares em comunidades escolares bilíngues, com adaptação de materiais didáticos, é uma alternativa viável, necessária e urgente. Por extensão, profissionais da educação e das mais diferentes áreas de conhecimento, que atuam nas mais diversas esferas da sociedade (indústria, comércio, entidades educacionais) precisam considerar LIBRAS uma língua presente no cotidiano.
O Curso de LIBRAS, num total de 302 horas, será desenvolvido em três módulos, com etapas específicas, em períodos intensivos e sequenciais. O módulo I – Básico reúne 80 horas; o módulo II – Intermediário, 106 horas, e o módulo III – Avançado, 116 horas.
Os módulos Básico, Intermediário e Avançado serão oferecidos na modalidade presencial, com aulas aos sábados pela manhã, das 08h às 12h, ao longo dos meses de agosto a dezembro/2015, com um horário especial, à noite no mês de dezembro/2015, e em períodos intensivos nos meses de julho/2015 e janeiro/2016, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sala 4.401 (prédio 04) da URI Erechim.
No desenvolvimento de cada um dos módulos, serão utilizadas estratégias didático-metodológicas como aulas expositivas, livros, filmes, slides, seminários, leituras dirigidas, materiais adaptados, sinalizações, análise de fundamentos teórico-práticos e aplicação prática do aprendizado de LIBRAS, sob coordenação do professor Alan Luis Rodrigues, com formação acadêmica em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A primeira etapa do curso iniciará no dia 20 de julho e as inscrições estão abertas até dia 17 de julho. Outras informações sobre o curso e inscrições podem ser conferidas na página: www.uricer.edu.br.

 http://www.surdosol.com.br/curso-de-letras-da-uri-promove-curso-de-libras-basico-intermediario-e-avancado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.