RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

Reunião da ABNT sobre acessibilidade na televisão digital

Reunião da ABNT sobre acessibilidade na televisão digital

No dia 24 de junho, ocorreu uma reunião da ABNT sobre as normas de acessibilidade na televisão para os deficientes auditivos. Onde participaram diversos representantes das empresas, e também entidades no auditório da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), localizado na Barra Funda na cidade de São Paulo.
O objetivo dessa reunião é criar novas regras exigidas para televisão digital, pois já existe normas para televisão analógica na ABNT. Nesse momento precisamos criar novas regras para que as emissoras possam seguir com disciplina e responsabilidade as normas exigidas para que haja acessibilidade aos Deficientes Auditivos.
Participaram dessa reunião o Professor Neivaldo Zovico da FENEIS, Paulo Vieira, assessor da Deputada Mara Gabrilli, Geni Favero da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência e também um grupo de deficientes auditivos que estiveram presentes. Compareceu também o professor linguístico de LIBRAS profissional, e que possui uma grande experiência linguística em LIBRAS da UFSC, o professor José Ednilson Junior.
O responsável pela reunião, se preocupou muito com a acessibilidade e o conforto dos deficientes auditivos. Fizeram um grande trabalho respeitando-os durante a reunião, contratando intérpretes de LIBRAS e legenda no telão pra facilitar o entendimento.
No dia em que a reunião foi realizada, foi discutido apenas sobre a janela de intérprete de LIBRAS com boneco virtual 3D. Foram apresentadas diversas empresas que fazem parte do projeto de acessibilidade, como: Showcasepro (Sofia), Hand Talk, VLibras e Pro Deaf.
O Professor José Ednilson, ressaltou que o problema está na estrutura gramatical que não atinge nem 100% de tradução correta em LIBRAS através de voz e sim com falhas por falta de organização e conhecimento. E que precisaria de mais conhecimento na cultura linguística e gramatical dos deficientes auditivos. O professor da Unicamp Dr. José Mario de Martins, disse também que o problema está no fonema (estudo dos sons, ou estudo dos sons da voz). Quando um ser humano fala emite sons diferentes, pois cada um de nós temos uma forma única de emitir esses sons, e pode ser que falhe a tradução e ocorre uma troca de informações entre os técnicos de televisão digital e as emissoras de TV.
A reunião durou em média 4 horas, houve uma troca de experiência e conhecimento com a apresentação de trabalho das empresas, e terminou com todos satisfeitos.
http://diariodosurdo.com.br/2015/06/reuniao-da-abnt-sobre-acessibilidade-na-televisao-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.