RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 28 de julho de 2015

Centro de Apoio ao Surdo celebra dez anos de atuação no Estado

Acre – Em todo o Estado, mais de cem intérpretes exercem a função de comunicar ouvintes e surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

PrintInaugurado em 2005 para atender a comunidade surda do Acre, o Centro de Apoio ao Surdo (CAS) completa dez anos de ações no Estado, celebrando o trabalho dos funcionários e garantido que as pessoas atendidas na instituição conquistem e exerçam seus direitos na sociedade.
A política educacional do Centro, parte da educação especial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), estimula a socialização e a inclusão da comunidade surda, realizando atividades que beneficiam 180 surdos integrados à rede pública de ensino em 48 escolas, além dos membros da comunidade em geral que necessitam do apoio institucional que o CAS oferece.
Em todo o Estado, mais de cem intérpretes exercem a função de comunicar ouvintes e surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contando com apoio das Salas de Recursos Multifuncionais, espaços equipados para atender os alunos com necessidades especiais nas escolas acreanas.
socorrocas
Socorro Rodrigues, coordenadora do CAS, reforça a importância do apoio familiar para a interação positiva da pessoa surda com a sociedade ouvinte. “Existem barreiras difíceis de transpor impostas pelas próprias famílias dos surdos. Com os intérpretes e a vontade de aprender, conseguimos quebrar esse distanciamento”, afirmou.
Lindomar Torres, uma das três primeiras intérpretes do Acre, relembra que, há 14 anos, apenas três escolas contavam com o apoio para os alunos surdos. “É gratificante ver os frutos do trabalho que a educação vem realizando pela comunidade surda. Nosso trabalho vai além de garantir a boa educação: nos tornamos parte de uma ação social”, explica.
O CAS também oferece cursos de Libras para todos os membros da comunidade que desejam aprender a linguagem de sinais, além de também ofertar há um ano os serviços da Central de Interpretação de Libras (CIL), garantindo o acesso irrestrito das pessoas surdas aos serviços públicos, com atendimento presencial e online.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre

 http://www.surdosol.com.br/centro-de-apoio-ao-surdo-celebra-dez-anos-de-atuacao-no-estado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.