RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

IFRR: campus Amajari forma primeiro técnico em agropecuária surdo - RORAIMA

Gilberto Beato tornou-se o primeiro técnico em agropecuária surdo formado pelo Instituto Federal de Roraima.

“Estou muito feliz com a conquista e pretendo dar continuação aos estudos, por meio de um curso superior”. Foi o que afirmou o aluno Gilberto Beato na tarde desta terça-feira, 30, quando defendeu seu relatório de estágio e tornou-se o primeiro técnico em agropecuária surdo formado pelo Instituto Federal de Roraima/ Câmpus Amajari (IFRR-CAM).Durante a apresentação, auxiliado pela intérprete do CAM, Elaine Fernandes, o aluno falou a respeito das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, o qual foi voltado para as áreas de fruticultura, irrigação, mecanização, olericultura e agroecologia.
A dedicação ao curso rendeu ao novo técnico em agropecuária do estado aprovação com nota 9,6 e elogios por parte da banca examinadora, composta pelos professores Dr. Rafael Fiusa e Me. Marina Welter, e pela pedagoga Thays Cristine.
ifrramajari1
Gilberto Beato (de branco) foi o primeiro aluno surdo do campus – Foto: Ascom/IFRR
Para Fiusa, orientador do Gilberto, “a formação do aluno pelo Câmpus Amajari consolida o processo de inclusão, tornando-se referência para os futuros formandos do IFRR. Portanto, estamos muito orgulhosos em fazer parte dessa conquista”.
Aos que acompanharam de perto, a conclusão do curso também representou um desafio superado. “Tínhamos que realizar as atividades de classe, as extraclasse e também o estágio. Dessa forma, o esforço foi intenso para que o Gilberto pudesse acompanhar tudo com o melhor aproveitamento possível. Por isso, o sentimento é de superação e orgulho”, destacou a intérprete Elaine Fernandes.
Defesas
Ao longo do mês de junho, outros dois alunos do Câmpus Amajari também defenderam os relatórios de estágio. No mês de setembro, as defesas continuam e mais 12 estudantes da instituição devem se formar.

 http://www.surdosol.com.br/ifrr-campus-amajari-forma-primeiro-tecnico-em-agropecuaria-surdo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.