RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Surdos podem fazer prova adaptada para CNH

b71a208a-816d-4434-80d7-55fbef3fb18e 
O serviço é oferecido pelo Detran.SP e também pode ser solicitado em Catanduva
Pessoas com deficiência auditiva podem, desde o ano passado, realizarem prova adaptada para a Carteira Nacional da Habilitação (CNH).
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) faz parte do Programa de Atenção à Acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para promoção de ações conjuntas que facilitem o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de trânsito. Esse é um compromisso público do Detran.SP, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), com sede na Capital.
Especificamente voltada à acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o Detran.SP promove curso de capacitação na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para servidores e instrutores das autoescolas. Até o momento, 349 colaboradores foram capacitados no Estado. O curso foi desenvolvido em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e com o Sindicato das Auto Moto Escolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola).
A Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP adaptou a prova teórica no formato impresso para o deficiente auditivo, com questões ilustradas, além de linguagem facilitadora. A prova adaptada é aplicada na unidade de atendimento do Detran.SP na qual o cidadão faz o processo, sob o acompanhamento de um intérprete de LIBRAS e de um especialista em educação, designados pela EPT. Durante a prova adaptada, o candidato também pode ser acompanhado de um parente ou do próprio intérprete particular com o qual está habituado a se comunicar. É importante ressaltar que tanto o funcionário do Detran.SP quanto o parente/intérprete particular não podem ajudar o candidato a responder as questões, apenas a entender a pergunta exposta.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Detran, é importante esclarecer que não existe regulamentação federal para a aplicação do teste adaptado para a pessoa com deficiência. Porém, mesmo com a falta de legislação federal específica, o Detran.SP tem investido em ações afirmativas voltadas para esses candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A prova adaptada, também presente na unidade do Detran.SP em Catanduva, não é obrigatória, pois o candidato pode realizar o teste comum, caso queira. Porém, quando necessária, o cidadão deve avisar a unidade que quer fazer a prova adaptada, para que o posto agende a aplicação com antecedência junto à EPT. Esse procedimento foi implantado em 2014 e o Detran.SP reforçará essa orientação a todas as suas unidades para o devido atendimento desse público.
O cidadão interessado deve procurar a unidade de atendimento do Detran.SP em Catanduva (localizada na avenida Comendador Antonio Stocco, 537 – Pq Joaquim Lopes) onde há uma banca especial para atendimento aos candidatos com deficiência, com base na resolução nº 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
Até dezembro de 2014, a unidade de atendimento do Detran.SP em Catanduva havia atendido 1.255 cidadãos com restrições estabelecidas pelo exame médico realizado pelo profissional credenciado pelo Detran.SP.
A legislação federal (determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito/Contran e seguida por todos os Detrans do país) não obriga que as autoescolas tenham atendimento para pessoas com deficiência, com carros adaptados, por exemplo.
O cidadão que se sentir prejudicado, em qualquer etapa do processo, deve formalizar reclamação na Ouvidoria do Detran.SP (acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br , na área Atendimento).

Fonte: http://www.oregional.com.br/2015/05/pessoas-com-deficiencia-auditiva-podem-fazer-prova-adaptada-para-cnh_315630

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.