RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 6 de junho de 2015

O SURDO NO ENSINO SUPERIOR E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO

QUANDO: 16 de junho de 2015 @ 14:00 – 18:00
ONDE: Biblioteca Anísio Teixeira
Rua Frei Vicente
16 - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-030
Brasil
CONTATO:
 Site do evento 
 ENCONTRO
BA ensino superior inclusão surdo 


A Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBA), promove no dia 16 de junho, terça-feira, às 14h, um bate-papo em LIBRAS com o tema “O Surdo no Ensino Superior e as Políticas de Inclusão”, com a professora e intérprete de LIBRAS especializada em educação inclusiva, Marguerita Fialho da Cruz. A atividade faz parte do projeto Conversando em LIBRAS, por meio do qual são realizadas, todos os meses, rodas de conversa abordando temas voltados para o público surdo.

De acordo com a diretora da BAT, Laura Galvão, o projeto Conversando em LIBRAS visa ampliar o acesso à Biblioteca para o público com deficiência auditiva e da fala. “O objetivo é propagar e divulgar o acesso que a Biblioteca oferece em LIBRAS, já que temos muitos funcionários que atendem através dessa língua, além de quebrar as barreiras da comunicação e mostrar que a Biblioteca está aberta para todos os públicos”, explica Laura Galvão.

Para a professora Marguerita Fialho, o bate-papo é um instrumento para gerar conscientização e mobilização social em favor dos deficientes auditivos. “Vamos abordar a dificuldade que o surdo encontra para entrar e permanecer nas Universidades. Muitos deles chegam a passar nos vestibulares, mas não conseguem permanecer pela falta de intérpretes qualificados dentro das Instituições, e a sociedade precisa se mobilizar para esta causa”, afirma.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para cerca de 400 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

http://www.surdosol.com.br/event/o-surdo-no-ensino-superior-e-as-politicas-de-inclusao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.