RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Niterói inaugura Central de Intérpretes de Libras

A Prefeitura de Niterói, através da Coordenadoria de Acessibilidade, vai inaugurar no dia 29 de maio, sexta-feira, a Central de Intérpretes de Libras, voltada exclusivamente para pessoas surdas e com deficiência auditiva. A iniciativa é uma parceria com o Plano Viver Sem Limites, do governo federal. A princípio, o atendimento será voltado apenas a moradores de Niterói.
Com a central, surdos poderão requisitar a presença de funcionários fluentes em Língua Brasileira de Sinais para acompanhá-los em atendimentos jurídicos e de saúde. Além de auxiliar na marcação de consultas médicas, na solicitação de documentos pessoais e no cadastramento em programas sociais governamentais, o intérprete ainda poderá ajudar nas consultas de situação de benefícios (FGTS, seguro-desemprego, vagas de emprego no Sine) e em denúncias no Disque 100, entre outros canais. O serviço se estende também a audiências na Justiça.
Das 37 mil pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência auditiva em Niterói, pelo menos 15% são surdas. Segundo a coordenadora de Acessibilidade, Carmem Fogaça, está sendo estudada a possibilidade de implantação de um curso de Libras nas unidades básicas de saúde.
O governo federal está disponibilizando os equipamentos físicos, como computadores e smartphones (para que o contato possa ser feito por mensagens de texto) e a Prefeitura ficou responsável pela mão de obra. A Central funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, dentro da Coordenadoria de Acessibilidade, que fica na Praça Fonseca Ramos, na Rodoviária Roberto Silveira, Centro de Niterói. Duas intérpretes farão o atendimento. O agendamento deverá ser feito com 24 horas de antecedência.

 http://www.ines.gov.br/index.php/niteroi-tera-central-de-interpretes-de-libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.