RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Teste auditivo em bebês

pro cronicas
Gente, olha a fofura!!! A cantora Fergie postou no Instagram há algum tempo a foto do seu filhinho recém nascido fazendo um teste auditivo. Eu morri de amores por essa imagem. E que isso sirva para alertar os pais sobre a importância do Teste da Orelhinha. Toda criança deveria ter assegurado o seu direito de OUVIR, penso eu. Se um bebê nasce surdo e pode se beneficiar da tecnologia (aparelhos auditivos e implantes cocleares) para voltar a ouvir, não vejo UM único motivo na face da Terra para mantê-lo preso no silêncio. Pior que isso, só as pessoas que estufam o peito dizendo barbaridades do tipo ‘deixa a criança chegar aos 18 anos para decidir sozinha’. Os primeiros anos de vida são o período de maior plasticidade neural de um ser humano, ou seja, privar um bebê do som com este tipo de argumento equivocado não faz sentido algum. De que adianta dar a ‘opção’ de ouvir quando a pessoa está numa idade em que essa opção não será mais viável? A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem! Torço pelo dia em que o Teste da Orelhinha seja tão conhecido e difundido quando o Teste do Pezinho.
Teste da Orelhinha
  • Não dói, é rápido e gratuito
  • O Teste da Orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do seu filho. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.
Como fazer o Teste da Orelhinha
  • Basta pedir            
  • Lei 12.303/10 obriga todos os hospitais e maternidades do país a realizarem o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências. Peça o Teste da Orelhinha. É um direito do seu bebê.
O que fazer se a maternidade ou hospital não tiver realizado o teste
  • Avise o pediatra ou profissional de saúde logo na primeira consulta. Ele deverá encaminhar o bebê para os locais competentes em sua região.
 http://cronicasdasurdez.com/teste-auditivo-em-bebes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.