RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cientistas identificam mutação genética associada com surdez

Proteína que se junta ao cálcio nas células é chave para explicar problema.
Tipo de perda de audição está ligado a síndrome que também dá cegueira.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Pesquisadores americanos identificaram uma mutação genética que causa surdez, associada a uma doença chamada síndrome de Usher tipo 1. A mutação e a perda de audição também podem aparecer em pessoas que não têm a síndrome.
De acordo com o pesquisador que liderou o trabalho, Zubair Ahmed, uma proteína chamada CIB2, que se liga ao cálcio dentro das células, é a chave para explicar esse tipo de surdez. Isso porque, quando esse processo é interrompido, compromete o mecanismo que converte energia mecânica ou de movimento em uma forma de energia que o cérebro reconhece como som.
Os autores avaliaram também 57 pessoas do Paquistão e da Turquia. Mutações ligadas à CIB2 são a causa mais comum de perda auditiva "não sindrômica" no Paquistão, destaca Ahmed. Já entre a população turca, foi achada outra alteração nessa proteína que contribui para a surdez.
Em animais, a CIB2 existe nos cílios (espécie de pelos) das células localizadas dentro do ouvido, que respondem ao movimento de um fluido na região e possibilitam tanto a audição quanto o equilíbrio. Além desse lugar, a proteína está presente nas células receptoras de luz da retina, que convertem a luminosidade em sinais elétricos e permitem a visualização de imagens. A síndrome de Usher tem como sintomas, além da surdez, a perda de visão periférica e a cegueira noturna.
Segundo Ahmed, com esse conhecimento, a ciência está um passo mais perto de compreender o mecanismo de tradução mecânica e elétrica envolvido na audição e, eventualmente, descobrir um tratamento para prevenir a surdez em determinados casos.
O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Cincinnati e do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati e foi publicado neste domingo (30) na edição online da revista "Nature Genetics". Também colaboraram o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), a Faculdade de Medicina Baylor, no Texas, e a Universidade de Kentucky.

 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/cientistas-identificam-mutacao-genetica-associada-com-surdez.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.