Segundo
Ausubel, um indivíduo aprende por diferentes formas. A aprendizagem
depende do modo como o conhecimento a ser aprendido é disponibilizado
para o aluno. Desta forma, as estratégias de aprendizagem diferenciadas
se tornam imprescindíveis.
Um
aluno pode incorporar as novas informações, nas suas estruturas
cognitivas, por quatro formas de aprendizagem diferentes: recepção
mecânica, recepção significativa, descoberta mecânica e descoberta
significativa.
A
atividade é mobilizada, em termos sensoriais e cinestésicos, para a
construção sistemática de idéias a partir de fatos significativos. Para
que este conhecimento tenha um significado ele tem que fazer sentido
para o aluno.
Uma
aprendizagem significativa acontece quando ela consegue reter a
informação e analisar aquilo que ele já sabe, ou seja, relacionar o novo
conhecimento a algum aspecto importante da estrutura do conhecimento.
Para
que isto aconteça, o material apresentado tem que ter uma estrutura
lógica, ser relevante e claro estando, desta forma, disponíveis para a
estrutura cognitiva do sujeito.
É
comum, ao apresentarmos um novo conteúdo e/ou atividade, elaborarmos
estas de acordo com os nossos esquemas e não levamos em conta os
esquemas dos nossos alunos. Desta forma, planejamos uma aula maravilhosa
que, na nossa visão, são perfeitas, claras e instigantes, mas, ao
colocarmos em prática, a resultado é catastrófico e nos leva a uma
frustração bem grande, pois o nosso esquema não bateu com o esquema do
aluno.
O
aluno que apresenta necessidades especiais não pode ser subtendido, ele
tem que ser entendido. Quando entendemos o sujeito, cada vez que
escolhemos uma nova estratégia sabemos como apresentá-la de forma
adequada usando informações que podem ser associadas aos conhecimentos
prévios dos alunos.
Desta
forma, eles podem fazer relações e, os conhecimentos assimilados,
servem de ancoradouro para a nova estrutura cognitiva o que vai causar
uma mudança conceitual.
Para
alunos com necessidades especiais, um ensino baseado em mudanças
conceptual ou por aprendizagem baseada em problemas, é o mais indicado.
No
ensino por mudança conceptual, o professor é um mediador, caminha lado a
lado com o aluno, faz a mediação entre o indivíduo e o novo
conhecimento, preocupa-se mais com a formação e a aquisição de
habilidades e competências do que com a classificação, trabalha
atitudes, valores e não apenas conteúdos específicos avaliando o aluno
ao longo do processo.
A
aprendizagem baseada em problemas, leva em conta a observação da
realidade, o levantamento e testagem de hipóteses e sua aplicação na
prática.
Esta
estratégia de aprendizagem parte da observação da realidade social e
concreta por parte dos alunos os quais são orientados pelo professor a
olhar atentamente e registrar sistematicamente o que observaram seja por
anotações, desenhos, ou qualquer outra forma de expressão possível.
Desta forma, o professor media as ações do aluno para que ele não fuja
do tema.
Esta
se torna uma metodologia interessante para quem tem alguma necessidade
especial, pois usa palavras chaves determinando os pontos chaves a serem
analisados. Isto reduz o excesso de informação e o gasto de energia
além de fornecer hipóteses de solução.
Quando
o aluno levanta e testa às hipóteses isto leva a uma compreensão mais
profunda do problema o que ajuda alunos com THDA e dislexia.
O
mais importante ao escolher a estratégia de aprendizagem a ser usada é
que os alunos possam usar duas técnicas específicas, ou seja, (ação,
reflexão e ação) e (prática, teoria e prática).
Apesar
de escolhermos técnicas e estratégias de aprendizagem para utilizarmos
de forma intencional, com o seu uso diário e freqüente, estas passam a
se tornar automáticas para o aluno. O
que temos é que ter claro é que estas devem ser escolhidas, organizadas
e selecionadas de acordo com as necessidades do ensino, natureza do
problema e/ou conteúdo a ser abordado e levando em conta as condições do
aluno.
http://atividadesparaeducacaoespecial.com/publicacoes-relacioadas-a-educacao-especial/inclusao-alunos-com-necessidades-especiais-necessitam-de-diferentes-estrategias-de-aprendizagem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.