RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Jovem surdo se forma em curso superior com auxílio de intérprete


23/02/2014 20h54 - Atualizado em 23/02/2014 20h54

Gabriel Lima, de 21 anos, conseguiu concluir o curso de Informática.
Aos três meses, ele teve uma parada respiratória e perdeu a audição.

Do G1 SC
2 comentários

Um jovem surdo-mudo de 21 anos conseguiu terminar o curso técnico de Informática com a ajuda de um intérprete da língua brasileira de sinais. O profissional foi contratado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Lages, na Serra, para facilitar a comunicação do aluno com o professor (veja vídeo).
"Foi uma experiência bem interessante, porque a língua de sinais é mais visual e a informática, esse mundo virtual, é mais abstrata. Então, chega um determinado momento que você precisa de ajuda, de recursos. Desenvolvemos uma estrutura baseada numa parceria que eliminou qualquer tipo de barreira para o desenvolvimento dele", explicou o intérprete João Branco.
Aos três meses de vida, Gabriel da Silva Lima teve uma parada respiratória, que causou a perda da audição. Ele começou o curso há dois anos e, em pouco tempo na sala de aula, conseguiu mostrar aos professores que tinha bastante vontade de trabalhar com programação de computadores.
"A gente conseguiu fazer um trabalho para que o Gabriel pudesse absorver ao máximo os conteúdos com atividades práticas relacionadas à teoria, o que resultou em pontos bem positivos. Ele conseguiu acompanhar os conteúdos e as disciplinas", disse o professor Marcos Pisching.

Primeiro emprego

Há pouco mais de um mês, Gabriel está trabalhando em uma empresa especializada no setor de denvolvimento de softwares voltados para documentos eletrônicos. Ele atua como assistente de projetos e, no local, tem um colega que o ajuda nas tarefas. "Ele tem demonstrado bastante desenvoltura no trabalho", disse Hemerson Schenato, que está na mesma função.
De acordo com Rosane Alves, coordenadora de gestão de pessoas, o tratamento dado a Gabriel é o mesmo para todos os funcionários da empresa. "Ele tem os mesmos direitos, os mesmos deveres e as mesmas obrigações", comentou.
Ao ver o filho no mercado de trabalho, o pai se mostrou orgulhoso. "O primeiro emprego do meu filho é o meu maior orgulho. A inclusão social está sendo muito importante para ele", destacou Dorival da Silva Lima.

 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/02/jovem-surdo-se-forma-em-curso-superior-com-auxilio-de-interprete.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.