RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Inscrições para curso de Especilização da Falem até 21 de março - PARÁ

A Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas para o processo seletivo para o Curso de Especialização Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos (Celaes/2014). O curso destina-se aos professores da educação básica e do ensino superior, graduados de cursos de licenciaturas e outras áreas afins, que sejam portadores de diploma de graduação, além de bacharéis com diploma de graduação, interessados na área central do curso de especialização.
Inscrições - Os candidatos podem se inscrever até o dia 21 de março, de segunda–feira a sexta-feira, no horário das 9h às 13h, na Secretaria do Celaes da UFPA, localizada na Falem, no Campus da UFPA, bairro Guamá, em Belém.
Os objetivos dos cursos, entre outros, são: promover a capacitação de profissionais de Letras, da Educação e áreas afins, propiciando o aprofundamento e a atualização teórico-metodológica para atuação na educação de surdos e formar educadores-pesquisadores para o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas na área dos estudos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), Língua Portuguesa como segunda língua, Educação de surdos, Linguagens Integradas e outras áreas do conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar; favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica da educação especial na perspectiva da inclusão de surdos.
Linhas de pesquisas - Os candidatos podem  desenvolver estudos nas áreas de Políticas públicas e história da educação de surdos na Amazônia; Didática, planejamento e avaliação na educação de surdos; Neuroaprendizagem, aspectos cognitivos e psicológicos da aprendizagem de alunos surdos; Estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais; Educação bilíngue: Libras e Português escrito como segunda língua; Saberes culturais e práticas sociais inclusivas de surdos; Tecnologias e linguagens integradas na educação de surdos;     Ensino – aprendizagem da Língua Portuguesa L2 para surdos;  Alfabetização, letramento e formação textual-discursiva em Português L2 de surdos;      Surdocegueira e surdos com deficiências múltiplas.
O curso funcionará na UFPA, Campus Universitário de Belém, prédio do ILC, no período de maio de 2014 a novembro de 2015, totalizando 18 meses. Serão ofertadas, exclusivamente, 50 vagas. O curso terá 565 horas, divididas em três módulos, ofertados em turno integral, com periodicidade quinzenal, na modalidade modular/presencial,cuja oferta poderá ocorrer às sextas-feiras e aos sábados, conforme planejamento acadêmico do Celaes.

Confira aqui o edital completo.

Texto: Divulgação
Aste: Reprodução / Google
 http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8719
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.