RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

UFLA acessível: Exposição “Leonardo da Vinci recebe tradução em Libras


IMG_0833 

Lavras/MG – A exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”, presente no Museu Bi Moreira, no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), contou com o acompanhamento de tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras durante a manhã e tarde dessa terça-feira (12/5).
Todas as explicações transmitidas pela museóloga da UFLA Patrícia Muniz Mendes eram traduzidas simultaneamente pelos tradutores e intérpretes do Núcleo de Acessibilidade da UFLA, Wanderson Samuel Moraes Souza e Welbert Vinícius de Souza Sansão. Assim, diversos surdos tiveram a oportunidade de conhecer as obras de Leonardo da Vinci por meio de maquetes, juntamente com seus respectivos esboços e desenhos, como o conceito do helicóptero e da ponte giratória.
“Fiquei muito admirada com todas essas criações do passado e que ainda temos contato nos dias de hoje. É muito bom poder vir a UFLA e conhecer uma exposição tão maravilhosa como essa e ainda acessível para nós. É importante que a comunidade Surda também possa ter contato com o que acontece na Universidade”, relata Danielle Aparecida Almeida.
Para a museóloga Patrícia a acessibilidade é de extrema importância para a sociedade. “Na museologia sempre abordamos essa questão, pois é necessário permitir um maior número de pessoas nos museus, desta forma, é preciso que as visitas estejam acessíveis a qualquer público”, afirma. A museóloga também ressalta que o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais devem ser garantidos pelo poder público, conforme determinado pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.

IMG_0835

A visita em Língua de Sinais é uma ação educativa do Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA/PRAEC), promovida em parceria com a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico/Proec – “Museus da UFLA: Interação em Libras”– sendo desenvolvida por Wanderson Samuel e Welbert Sansão, com apoio da Patrícia Muniz.
Os tradutores e intérpretes do Núcleo de Acessibilidade da UFLA se dizem satisfeitos com a iniciativa, desta forma, a intenção é de que outras exposições realizadas nos museus da UFLA sejam acompanhadas por eles por meio da Língua de Sinais para que a comunidade Surda de Lavras possa sempre participar de maneira efetiva.
A exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” ocorre pela primeira vez em Lavras e estará em exibição na cidade até o dia 29 de maio. A partir dessa visita é possível conhecer a complexidade de um dos maiores gênios da Humanidade, considerado revolucionário no seu tempo e amplamente reconhecido por todas as gerações.
A exposição é gratuita, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os educadores que desejam conceder esse privilégio aos seus alunos podem agendar uma visita escolar por meio do telefone (35) 3829 – 1205.
Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” foi concebida pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec – UFLA) / Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-UFLA).

Fonte: http://www.ufla.br/ascom/2015/05/13/ufla-acessivel-exposicao-leonardo-da-vinci-recebe-traducao-em-libras-veja-fotos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.