RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Câmpus Videira realiza curso básico de LIBRAS

libras5 

Com o objetivo de minimizar as barreiras comunicativas existentes entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, o IFC Câmpus Videira realizou o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Através da introdução de conhecimentos básicos sobre a língua, o curso promoveu vivências práticas contextualizadas do aprendizado da LIBRAS com exploração de dicionário específico; dvd’s sobre o uso da língua e manifestação da cultura surda; aula expositiva e dialogada com apresentação do tema e aspectos importantes da língua; atividades escritas de apoio à aprendizagem; dinâmicas de grupo e demais atividades.
Participaram do curso 30 alunas, que em sua maioria são professoras das redes Municipal, Estadual e Federal, bem como alunas do curso de Pedagogia do IFC. Segundo a intérprete de LIBRAS e facilitadora do curso, Dominique Calixto Martins, ao concluírem o curso, as alunas terão se apropriado dos conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais podendo utilizá-la em situações informais, amenizando as barreiras de acessibilidade da comunicação.
Esta é a segunda edição do curso neste ano e, conforme a demanda, serão proporcionados outros ao longo do ano.A difusão e as formas de uso da Língua Brasileira de Sinais, estão previstas no decreto 5.626 de dezembro de 2005, com o objetivo de promover a prática de INCLUSÃO nos sistemas de ensino.

Fonte: http://noticias.ifc.edu.br/2015/05/08/campus-videira-realiza-curso-basico-de-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.