RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 21 de maio de 2015

LIBRAS será tema do encontro do “Voluntariado Jovem” neste sábado

Voluntariado jovem[1] 

A Prefeitura de Sorocaba promove neste sábado (23), das 14h às 18h, o segundo encontro do Programa “Voluntariado Jovem” na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). Neste dia, os sessenta participantes serão capacitados sobre conhecimentos básicos de LIBRAS, a linguagem brasileira de sinais, com a instrutora Aline Marchetti, da entidade Integra – Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba.
Durante o encontro, Aline Marchetti vai fazer uma apresentação teórica aos jovens sobre LIBRAS, explicar sobre a deficiência auditiva e a importância de se aprender esta que é a linguagem oficial de sinais no Brasil, tornando possível a inclusão social.
A instrutora da Integra ainda vai dar uma aula prática sobre a linguagem de sinais, mostrando a eles os sinais mais utilizados, como os cumprimentos básicos – bom dia, boa tarde, boa noite -, como pedir água e utilizar um banheiro, por exemplo. Ao final, os jovens ganharão uma apostila sobre Libras.
Realizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa visa ampliar as fronteiras na formação do voluntário, inclusive estimulando o protagonismo juvenil, a relação de convivência e fraternidade, favorecendo a troca de novas visões do mundo, e fazendo com que estas possibilidades e habilidades possam ser aplicadas nas ações do poder público junto à comunidade.
Além disso, o “Voluntariado Jovem” oferece oportunidade aos participantes de terem contato com profissionais de diversas áreas e conhecer suas experiências, recriando um cenário no qual os participantes desempenham um papel articulador com a sociedade, cujo maior benefício é o desenvolvimento humano.
A Sedes está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920.
Sobre o Voluntariado Jovem
Até novembro, serão realizados encontros mensais nos quais os participantes receberão noções de cidadania, ética, legislação, marketing, recreação e lazer. Uma vez incluído no programa, o voluntário deverá ser assíduo aos encontros e ter participação efetiva nas atividades. A cada voluntário serão fornecidos passe social e lanche para cada encontro. Ao final, também será dado um certificado de participação.
Para participar, o jovem deve ter idade a partir de 15 anos, sendo que os menores de 18 anos necessitam da inscrição autorizada pelos pais ou o responsável legal; estar cursando o último ano ou ter concluído o Ensino Fundamental; além de ter disponibilidade aos finais de semana para comparecer aos encontros mensais realizados aos sábados, das 14h às 18h, e, eventualmente, atuar em eventos e ações da Secretaria do Desenvolvimento Social, como o Ocupação Jovem e o Férias Quentes.

Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/noticias/libras-sera-tema-do-encontro-do-voluntariado-jovem-neste-sabado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.