RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Secretaria Estadual não contrata tradutores de libras e alunos desistem de estudar


aW1hZ2Vucy8xNDMxNTI5NDQwbGlicmFzLmpwZWc 

Alagoas – Desde o início do ano letivo muitos problemas tem afetado os estudantes que estão matriculados na rede estadual de ensino. Falta de professor, de transporte escolar e de segurança nas escolas, são alguns dos problemas vivenciados pelos alunos.
A maioria desses problemas foi motivada pela suspensão dos contratos que terminou no final do ano passado e a nova gestão administrativa estadual estava, e ainda está, em alguns casos, finalizando o processo de contratação de alguns desses serviços. A burocracia dos processos impede a retomada imediata de profissionais, especialmente aqueles que trabalham em sala de aula.
É o caso dos tradutores de libras que são contratados pela Secretaria Estadual de Educação para traduzir as aulas dos alunos que estão cursando o ensino médio e possuem deficiência auditiva.
Os alunos do período noturno da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca, já demonstraram o desejo de desistir de terminar o ano letivo por não saberem quando os professores de libras voltarão à sala de aula. As aulas na escola iniciaram há três meses e desde então os alunos frequentam a escola sem conseguir entender o conteúdo didático transmitido pelos professores.
“É uma agonia eles veem mas não entendem. Uns ficam irritados outros deprimidos porque sabem que todo o assunto que eles estão perdendo em sala de aula não será reposto”, afirmou uma mãe de aluno.
O agravante é que esses alunos cursam o 3º ano do ensino médio, ano em que vão realizar as provas decisivas do Enem que podem garantir uma vaga em uma universidade. Os alunos estão desestimulados porque todas as noites eles vem pra escola na esperança de encontrar o tradutor de libra mas voltam sem uma resposta de quando vão ter o tradutor na sala de aula.
Contratos 
A 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) informou que o processo para a contratação dos  tradutores de libras para as escolas da rede estadual de ensino já está sendo finalizado e assim que for publicado no Diário Oficial do Estado, será iniciado o processo de seleção dos monitores de libras. Mas ainda não há prazo definido para o início da seleção.
Fonte: http://7segundos.ne10.uol.com.br/index.php/noticia/2015/05/12/ausencia-de-professor-de-libras-provoca-evasao-escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.