RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Audiências da Câmara poderão ter intérprete de Libras

7d4435c6-3afb-445a-977d-d675d6f622eb 
 Projeto de Resolução do Vereador Ricardo Nunes propõe a presença de um profissional habilitado para tradução em tempo real
Um projeto de Resolução do Vereador Ricardo Nunes (PMDB) propõe que todas as audiências públicas ocorridas nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo tenham a tradução simultânea feita por um profissional habilitado na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A Lei também será extensiva às audiências realizadas fora da sede do Executivo paulistano e visa atender aos portadores de necessidades especiais auditivas.
“Como ferramenta primordial da comunicação, um profissional habilitado em Libras irá ajudar a traduzir o conteúdo destas audiências e ampliar o debate onde ele ocorrer, em tempo real”, explica o Vereador Ricardo Nunes, autor da proposta.
A profissão de intérprete de Libras foi regulamentada em 2010 (Lei 12.309), e no âmbito municipal, apenas a transmissão de sessões plenárias na Câmara são transmitidas também na linguagem dos portadores de necessidades especiais auditivas. No Estado, outras cidades já regulamentaram a presença de um intérprete nas sessões plenárias e também nas audiências públicas, exemplo seguido por outros estados da federação.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. Do total, dois milhões tem deficiência auditiva severa e 7,5% milhões tem algum tipo de dificuldade de audição. Já segundo a Organização Mundial de Saúde (2011), 28 milhões de brasileiros apresentam algum problema auditivo, ou 14,8% da população.

Fonte: https://www.dino.com.br/releases/audiencias-da-camara-poderao-ter-interprete-de-libras-dino89065685131

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.