RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Falta de intérpretes em escolas prejudica alunos com deficiência auditiva


escola 

Os alunos com deficiência auditiva da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca-AL, estão sendo prejudicados com a falta de intérpretes na rede de ensino.
Devido à falta de professores para o atendimento educacional especializado, os estudantes têm dificuldade de acompanhar as aulas. e acabam se prejudicando no ano letivo.
Segundo a diretora da escola, Eliete Rocha, no ano passado, cada sala possuía um professor de libras  para realizar a tradução do conteúdo para os alunos com deficiência auditiva. Contudo, o contrato com os profissionais de educação foi encerrado antes do final do ano letivo.
A diretora informou ainda que já solicitou da 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (5ª CRE) a contratação de novos intérpretes para a escola. Porém, será necessária a realização de um processo seletivo que depende de um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Em contato, via telefone, Wilany Felix Barbosa, coordenadora da 5ª CRE, explicou que o contrato dos professores de educação especial venceu no último mês de dezembro e foi prorrogado até que o ano letivo de 2014 fosse encerrado.
Wilany disse também que o edital para nova seleção já foi encaminhado, em caráter de urgência, para a PGE e assim que for publicado será efetivada a contratação dos professores para atuarem em todo estado.

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/891036/deficientes-auditivos-sao-prejudicados-com-falta-de-interpretes-nas-escolas-de-arapiraca/

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