RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto prevê a inclusão da disciplina de Libras nas escolas de Morro da Fumaça

7d507a904954392ee8ad3432032e5fee (1) 

Santa Catarina – Assunto amplamente debatido atualmente, a inclusão social é uma preocupação constante. Em Morro da Fumaça projeto apresentado pelo vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), prevê a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas Escolas da Rede Municipal de Ensino do município.
Hoje, para atender os três alunos com deficiência auditiva, a Secretaria de Educação possui dois professores, porém, o vereador sugere que todos os alunos aprendam a língua. “Todas as crianças convivem no mesmo espaço escolar e na sociedade. Mesmo que os alunos com deficiência tenham seus professores, eles acabam ficando isolados por que os colegas não sabem se comunicar”, salientou.
A Libras foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela Lei nº 10.436 de 2002 e, posteriormente regulamentada por meio de decreto que reconhece como meio legal de comunicação e expressão. Desde então, foi estabelecido que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados. “É um ensinamento para a vida. As crianças precisam estar preparadas para receber alunos com deficiência e a conviver com eles na sociedade”, disse Mundi.
Ao elogiar a iniciativa, a professora de Libras, Sabrina Almeida Henfrain diz que um de seus alunos não era alfabetizado até o terceiro ano, quando começou a ter a aula de Libras. “Ele ia para a escola, mas não conseguia aprender. A inclusão da disciplina seria de grande importância. A criança começa ser vista de forma diferente após aprender a se comunicar através da Língua de Sinais”, falou.
O projeto tramita nas comissões do Legislativo e deve ser votado em breve.
Colaboração: Marciano Bortolin 

Fonte: http://www.sulinfoco.com.br/projeto-preve-a-inclusao-da-disciplina-de-libras-nas-escolas-de-morro-da-fumaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.