RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto ensina braile e Libras para estudantes em Araxá

sequence_02.still004 
Objetivo é evitar evasão escolar de alunos com problemas de comunicação. Cerca de 100 alunos de duas escolas públicas serão beneficiados em 2015.
Alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Araxá, no Alto Paranaíba, estão aprendendo braile e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicarem com colegas com deficiência. As aulas fazem parte do projeto ‘Sentinelas da Inclusão’, que ocorre desde 2008 por iniciativa da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (Fada). Mais de oito instituições já foram beneficiadas desde o início do programa.
Nesse ano, o trabalho envolve cerca de 100 alunos da Escola Estadual Armando Santos e da Escola Estadual Rotary.
Segundo a diretora da Fada, Maria da Conceição Aguiar Santos, muitos alunos que tem deficiência deixam as escolas por não conseguirem aprender devido à falta de comunicação. “O surdo acaba realmente saindo das escolas porque não consegue aprender, ninguém fala com ele e ele não entende o que acontece ao redor. A falta do intérprete tira o surdo da escola”, explicou a diretora.
O estudante Marcelo Viriato está no segundo ano e tem dificuldade em acompanhar a aula pois a escola em que estuda não tem intérprete para surdos. “A professora pergunta, explica, o outro aluno o ajuda, mas temos dificuldade. O ouvinte fala muito rápido”, explicou a intérprete de Marcelo, Sara Moreira Paiva.
Mesmo sem entender todo o conteúdo, Marcelo segue na escola. O caso dele, no entanto, é praticamente uma exceção. A maioria dos estudantes surdos abandona as salas de aula. A diretora da Escola Estadual Armando Santos, Antônia Aparecida Ribeiro, reconhece a dificuldade em encontrar profissionais. “Não temos profissional habilitado com certificado de Libras para auxiliar o aluno na escola”, disse.
A estudante Alicia da Silva, de 11 anos, entrou no curso de Libras depois de ver um colega de sala desistir de estudar por não entender as aulas. “Ele começou no quinto ano comigo e foi muito criticado na escola. Depois disso eu não o vi mais”, contou.

sequence_02.still005
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/05/projeto-ensina-braile-e-libras-para-estudantes-em-araxa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.