RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 3 de maio de 2015

Estudante surdo aprovado em 1º lugar na UFT, sem terminar o ensino médio, luta para efetivar matrícula

5d1150ff487fb381763cfb14b8b71964 

O estudante surdo de Araguaína Cleysson Wender de 17 anos foi aprovado no vestibular 2015.1 do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins. Mesmo sem concluir o ensino médio, ele conquistou o primeiro lugar e agora luta para conseguir fazer a matrícula e ingressar na Universidade.
Em entrevista ao AN, a mãe dele, Ester Fernandes, disse que o filho aguarda com expectativa a efetivação da matrícula. Nesta semana a família buscou ajuda de advogada que já protocolou ontem uma petição na Justiça Federal, na tentativa de conseguir um parecer favorável do juiz para realizar a matrícula. “A UFT me passou que sendo favorável essa resposta do juiz, a qualquer instante a UFT faz essa matrícula, independente de ter passado desse prazo (de inscrição)” explicou.  
Ester contou ainda que mesmo diante das dificuldades enfrentadas na educação do filho, como falta de intérprete em escolas, Cleysson é um aluno estudioso e esforçado. Segundo a mãe do estudante, apesar da pouca idade, Cleysson tem habilidades para ministrar palestras. Nesta semana ele ministrou duas palestras em Libras na Assembleia Legislativa do Tocantins, intituladas “O intérprete de Libras” e “Conceito Escolar e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
Ele tem essa facilidade, essa habilidade pra ministrar palestras desde os quinze anos, agora ele tá com dezessete. Ele já foi convidado em vários lugares para falar da cultura surda, pra estar esclarecendo mais sobre a surdez. E ele tem esse sonho de ser professor” contou Ester.
Conforme a mãe de Cleysson, a aprovação no vestibular foi uma surpresa. Ele ainda está cursando o 1º ano do ensino médio, fez a prova para testar conhecimentos e conseguiu aprovação em primeiro lugar. “Ele ficou querendo (ingressar na universidade) e isso me levou a entrar com esse pedido. Não sei se vamos conseguir. Só sei que se não conseguirmos ele vai ficar muito frustrado” afirmou.
A reportagem entrou em contato com a UFT para comentar sobre o caso e pedir informações sobre número de alunos surdos, mas até o fechamento da matéria ainda não obteve retorno.

Fonte: http://www.araguainanoticias.com.br/noticia/10106/estudante-surdo-aprovado-em-1o-lugar-na-uft–sem-terminar-o-ensino-m-dio–luta-para-efetivar-matr-cula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.