RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

LIBRAS: MPRR recomenda contratação intérprete

libras 

A falta de intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) motivou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a encaminhar notificação recomendatória à Secretaria Estadual de Educação (Seed) para que promova a contratação de profissionais para atender alunos com deficiência.
Conforme a recomendação, encaminhada no dia 23/04, “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência, preferencialmente pela rede regular de ensino”.
A promotora de justiça de Defesa da Educação, Érika Michetti, ressalta que “a medida objetiva assegurar que os alunos com deficiência recebam apoio necessário no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação”.
Foi concedido prazo de 20 dias, a contar da data do recebimento da recomendação, para que a Seed promova a contratação de intérpretes graduados com, no mínimo, Ensino Médio, experientes e proficientes em LIBRAS, para que se façam presentes nas salas de aula, como nas atividades complementares oferecidas, em que haja alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados.
Recomendação Cuidadores
O MPRR também encaminhou, na mesma data, uma outra notificação recomendatória à Seed para contratação de cuidadores para alunos com deficiência da rede estadual de ensino.
Conforme a notificação, a Política Nacional de Educação Especial estabelece que “cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar” .
A promotora de justiça de Defesa da Educação, Érika Lime Gomes Michetti, ressalta que “a figura do cuidador na escola garante que os alunos com limitações de comunicação, orientação, compreensão, ou limitações de ordem motora possam realizar atividades cotidianas e as propostas pelos educadores durante as aulas e nos períodos extraclasse, viabilizando, a efetiva participação do aluno na escola”.
“A necessidade de cuidador é incontestável no âmbito escolar e sua disponibilização é medida fundamental e imprescindível para a efetivação da educação inclusiva”, conclui a promotora de justiça.

Fonte: https://www.mprr.mp.br/nodes/nodes/view/type:noticias/slug:libras-mprr-recomenda-contratacao-interprete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.