RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de abril de 2015

Sequencia Didática: Livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar em Libras

Tema: Livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar.

Professora surda: Clara Ramos Pedroza
Estrutura Curricular: Ensino fundamental Inicial
Disciplina: Libras (Primeira Língua - L1) e Língua Portuguesa (Segunda Língua - L2)
Ano: 3º ao 5º ano
Duração: 4 aulas de 50 minutos
O que o aluno poderá aprender:
·                    Ampliar vocabulário em L1 e L2;
·                    Conhecer diferentes histórias;
·                    Organizar a história em sequencia;
·                    Expressar-se em Libras (L1);
Estratégias e recursos:
·                    História sinalizada;
·                    Vídeo;
·                    Atividade em grupo e individual;
·                    Reconto;
·                    Jogos em Power Point
·                    Atividades de fixação
Atividades
Aula 1
Apresentação do livro, e roda de conversa onde cada aluno explica o que entendeu das imagens do livro.
Assistir a tradução cultural (sinalização) do livro. Após assistir utilizar fichas das cenas do livro. Questionar outra vez o que aconteceu em cada parte.

Confira o vídeo da história AQUI

Aula 2
Atividade com as fichas da história, organizar a sequencia lógica conforme no livro e questionar o aluno.
Atividade em PowerPoint: Observar o contexto da história e marcar a resposta certa. Foi dividido em duas aulas.


Aula 3
Continuação da atividade em PowerPoint: Observar o contexto da história e marcar a resposta certa.
Em seguida a atividade em PowerPoint observa a cena e marcar o personagem correspondente.


Aula 4
Atividade em Excel para ampliação de vocabulário associar a escrita em Língua Portuguesa (L1) e o sinal em LIBRAS (L2) correspondente.
Logo após o vocabulário foi trabalhado frases de acordo com o contexto das imagens, e os sinais utilizados na história.

ATIVIDADE VOCABULÁRIO - CLIQUE AQUI

ATIVIDADE FRASES - CLIQUE AQUI
Avaliação

O aluno foi avaliado quanto a participação, a expressão em contexto e compreensão da história e da analise das respostas dos jogos e a fixação do vocabulário em Língua Portuguesa (L1).



 http://librasapmceada.blogspot.com.br/2014_11_02_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.