RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 28 de abril de 2015

Servidores do HRHDS receberão curso de capacitação em Libras


Participaram da reunião a diretora do HRHDS Tânia Eberhardt (centro), o Gerente de Enfermagem Simão Boing, a intérprete voluntária do Ijas Rute Freitas de Souza, a assistente social e coordenadora do GTH Mariani Alflen e o presidente do Ijas Jackson Silva (da direita para a esquerda).

Neste mês foi realizada a primeira reunião no HRHDS para a realização de um curso gratuito de capacitação em Libras para os servidores do hospital. O objetivo do curso é preservar o paciente e a sua segurança. "Muitas vezes, o surdo sofre algum tipo de abuso e quem o auxilia na comunicação é o próprio agressor. Isso torna o indivíduo muito vulnerável", exemplifica a assistente social Mariani Alflen.
O curso será dividido em três módulos, mas as reciclagens serão realizadas constantemente. "Queremos que os servidores estejam sempre em contato, por isso, realizaremos estágios durante o curso", explica a intérprete voluntária do Ijas (Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos) Rute Freitas de Souza.

A intenção é transformar o HRHDS no 1º hospital bilíngue. "É importante lembrar que a Libras é a 2ª língua oficial do Brasil, então, antes de falar inglês ou espanhol, é importante saber se comunicar com nossas línguas oficiais", lembra o presidente do Ijas Jackson Silva. 

A realização do curso é uma parceria entre a Direção e o Grupo de Trabalho e Humanização do HRHDS com o Ijas e a Câmara de Vereadores de Joinville. A previsão é de que o curso comece a ser realizado no segundo semestre e será destinado a todos os servidores do hospital.

A previsão é de que o curso comece a ser realizado no final de julho.
http://hrhds.blogspot.com.br/2015/04/servidores-do-hrhds-receberao-curso-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.