RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Pastoral do Surdo prepara Encontro Nacional na Arquidiocese de BH

pastoral_surdo3(2) 
 
Representantes da Pastoral do Surdo do Regional Leste2 da CNBB reúnem-se na Arquidiocese de Belo Horizonte, no dia 25 de abril ,  no Colégio Santa Maria, Unidade Nova Suíça. Eles irão definir as ações para o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo (Enapas) e para o Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (Encicat).   Os dois eventos serão realizados, simultaneamente, de 19 a 24 de janeiro de 2016 na capital mineira. Palestras distintas serão destinadas à formação dos interpretes e dos surdos, com momentos de interação entre os participantes dos dois encontros.
O objetivo dos eventos é trabalhar com a evangelização do surdo à luz das novas diretrizes 2016/2018 definidas, em conjunto, pela coordenação nacional e por dom Celso Marchiori, bispo de Apucarana (PR) e referencial da Pastoral do Surdo do Brasil. Essas diretrizes serão divulgadas para os participantes por meio de material, panfleto, palestras, cursos de formação.
Encontro Mineiro dos Surdos 
Em preparação para os encontros nacionais, será realizado em 16 de maio deste ano, no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), o Encontro Mineiro dos Surdos – denominado Estação da LIBRAS – que pretende promover a formação tanto dos surdos quanto de intérpretes. Para participar é preciso estar familiarizado com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ter caminhada com a Pastoral e vivência católica.
Integrantes da Pastoral do Surdo participam das celebrações da Semana Santa
A meta para surdos é trabalhar a evangelização no modelo proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Comunidade de comunidades”, criando núcleos da Pastoral nas dioceses, paróquias e pequenas comunidades.
Por falta de intérpretes nas comunidades, Marcelo Santana observa que muitos surdos deixam as cidades de Moeda , Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará, Betim, e Contagem para participar das celebrações preparadas pela Pastoral, em Belo Horizonte. O mesmo, segundo ele, ocorre em outras regiões do estado e do país.
Para os interpretes, o objetivo é a formação de voluntários para atuar com foco na semântica da Eucaristia, oferecendo estudo minucioso do Rito Eucarístico. “Desse modo, a Pastoral pretende tornar mais preciso o processo de tradução/interpretação de comunicação com o surdo” – explica Marcelo Santana, Coordenador Nacional dos Interpretes Católicos da Pastoral dos Surdos, vice-coordenador dos Interpretes Católicos do Regional Leste II da CNBB. “A gente percebe que o interprete às vezes desconhece parte do rito, prejudicando a comunicação”- afirma.
Na preparação para o Encontro Nacional, a Pastoral organiza eventos destinados a angariar fundos. No dia 30 de maio haverá festa a fantasia em 30 de maio, na Sociedade  dos Surdo de BH, bairro Caiçara;  festa junina no dia 19 de julho, no Colégio Santa Maria, Unidade Nova Suíça, e concurso cujo prêmio será um moto. Para participar desse concurso, as pessoas podem se dirigir à secretaria da Pastoral, na  Rua Além Paraíba 208, sala 207. Além disso, aqueles que desejarem ajudar com doações devem entrar em contato com Cláudia, pelos telefones 3423 8552 e 9795 2130.
 
A Pastoral do Surdo na Arquidiocese de BH 
 
 Surdos-cegos são atendidos em línguas de sinais (LIBRAS)
 
A equipe de intérpretes da Pastoral do Surdo na Arquidiocese de BH tem hoje oito voluntários que acompanham as celebrações no Colégio Santa Maria – sede da Capelania  da Pastoral do Surdo – aos sábados, às 18h30. O capelão é o padre Agnaldo Fernandes, da Paróquia Jesus Ressuscitado, que trabalha com o diácono Wagner Douglas, do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu.  A equipe realiza também trabalhos com surdos-cegos.
Os interpretes costumam, ainda, acompanhá-los em celebrações nas paróquias, a convite dos párocos, ou em cerimônias religiosas em que o surdo precisa estar presente como batizados e Casamentos.  Eles também acompanham os surdos  em trabalhos sociais, consultas médicas, audiências jurídicas e de conciliação familiar . Enfim, a pastoral realiza de 80 a 120 atendimentos  por mês.
 
pastoral_surdo4
 
Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=10438

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.