RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Projeto divulgará Língua de Sinais na universidade

grande-universidade_federal_120912 
O  evento é em comemoração pelo Dia Nacional de Libras
Em comemoração ao Dia Nacional de Libras, na próxima sexta-feira, 24, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove 12 horas de atividades voltadas à divulgação e ensino da Língua Brasileira de Sinais. O evento “Um dia de Libras no campus” é organizado pela Coordenação de Letras Libras e Departamento de Letras Estrangeiras da UFS.
Com cerca de 60 pessoas envolvidas – entre professores, alunos e intérpretes -, o grupo irá visitar salas de aulas e setores administrativos da cidade universitária, distribuindo panfletos educativos e ensinando a comunicação básica a 10 mil estudantes. O evento acontecerá nos três turnos de aula e contará com a apresentação de uma peça de teatro, às 11h30, no Restaurante Universitário (Resun).
Segundo a coordenadora do curso, professora Cleide Emilia, o objetivo do evento é promover uma interação entre ouvintes e surdos. “Ao ensinarmos a comunicação básica para os alunos, vamos possibilitar que os ouvintes possam se comunicar com os que têm deficiência auditiva. Quando se encontrarem pelos corredores da universidade, podem se cumprimentar, dar um oi, um bom dia. Será uma campanha geral”,  explica a professora.
Lei federal
No dia 24 de abril de 2002, foi instituído pela lei N° 10.436, o reconhecimento de Libras como segunda língua. Em 2014, a data foi oficializada no Brasil como o Dia Nacional de Libras.

Fonte: http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=171686

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.