RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alunos surdos do Recife ganham salas de aula bilíngue (PE)

fda3be4ab18385a0e1eedb40acd71e46 

Cem alunos surdos da rede municipal de ensino do Recife serão beneficiados. Eles aprenderão português, Libras e demais disciplinas

Os cem surdos matriculados na rede municipal de ensino do Recife ganharam ajuda no aprendizado. A prefeitura implantou salas bilíngues que vão dispor de professores fluentes na língua brasileira de sinais (Libras) e recursos visuais, como cartazes e vídeos. Nesta terça-feira, a prefeitura inaugurou as quatro salas da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, área central.
Os equipamentos foram instalados em sete escolas municipais, localizadas nos bairros de Casa Amarela e Campo Grande, na Zona Norte; Boa Viagem, Zona Sul; Estância, UR-2/Ibura e Várzea, na Zona Oeste, além do Derby. Todas já estão funcionando. No total, são dezessete turmas formadas por alunos do ensino fundamental I e II e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Com o ensino exclusivo, a metodologia mudará para facilitar o aprendizado. Libras será ensinada como o primeiro idioma. O português, a segunda língua, contemplará a modalidade escrita das diversas áreas do conhecimento.
“Muitos estudantes com deficiência tinham baixo desempenho porque não entendiam o que o professor falava. Com o ensino especializado e as novas ferramentas, será mais fácil. Eles vão aprender não só a linguagem dos sinais, mas também história, geografia e outras disciplinas”, explica o secretário de Educação municipal, Jorge Vieira.
Professores, familiares e jovens beneficiados comemoraram a iniciativa. Na cerimônia de inauguração das salas da Escola Municipal Padre Antônio Henrique – que atenderá 50% do público alvo -, os estudantes encenaram uma peça. Na unidade, as salas têm cartazes do alfabeto em Libras colados nas paredes.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2015/03/17/alunos-surdos-do-recife-ganham-salas-de-aula-bilingue-172655.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.