RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Naviraí-MS aprova lei para utilização de LIBRAS nas repartições públicas

site_127cde6b28648e7d12018322d6f5cf6e 
 
 
A Câmara de Vereadores de Naviraí aprovou durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 13 de abril, o Projeto de Lei número 08/2015 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes para política municipal sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas repartições públicas municipais através de campanhas de orientação e dá outras providências.
O referido projeto de lei atende indicação feita pelo vereador Donizete Nogueira (PSDB) apresentada anteriormente para apreciação e votação dos demais vereadores. Donizete afirma que este projeto visa estabelecer diretrizes para a formulação e realização da política municipal sobre o reconhecimento e utilização da LIBRAS nas repartições públicas locais.
– Esta lei ao ser sancionada pelo prefeito facilitará a comunicação das pessoas surdas, além de possibilitar ao poder público firmar convênios de cooperação com instituições voltadas a inclusão da pessoa com deficiência – disse Donizete.
A votação do projeto de lei, que segue para ser sancionada pelo prefeito, foi acompanhada por professores intérpretes, dezenas de surdos e alunos do curso de LIBRAS. Professora da UFGD (Universidade da Grande Dourados), Mariana Dezinho disse que espera que os surdos tenham direito a acessibilidade e comunicação, principalmente na área da saúde, pois sempre que precisam de atendimento eles precisam de alguém da família ou do apoio de alguém.
– A partir do momento que o município passa a ter uma lei orgânica sobre esse tema, nós podemos trabalhar sempre a favor da acessibilidade das pessoas com surdez em Naviraí – esclarece Mariana.
Maria Aparecida Frediani, que há muitos anos atua como professora de LIBRAS em Naviraí, disse que este foi um passo importantíssimo dado em favor dos surdos do município e que aguarda com ansiedade que esta lei seja sancionada pelo prefeito Léo Matos.
– Com as propostas que constam nesta lei sendo colocadas em prática, temos a certeza de que irá melhorar para os surdos e para os intérpretes de Naviraí – finalizou a educadora.
 
Fonte: http://www.naviraidiario.com.br/ler/Navirai-aprova-lei-para-utilizacao-de-LIBRAS-nas-reparticoes-publicas/23401.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.