RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Curso capacita professores para didática com alunos surdos, em RO

capacitacao 
Professores de Cacoal estão sendo capacitados pelo Ines do Rio de Janeiro. Em Cacoal há cerca de 50 alunos que convivem com a deficiência auditiva.
Cerca de 50 profissionais da área da educação, em Cacoal (RO), a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, estão passando por uma capacitação sobre didáticas de ensino para alunos surdos. O curso que começou na terça-feira (14) e seguirá até quinta-feira (16), está sendo oferecido por uma equipe do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) do Rio de Janeiro.
A professora do Ines Verônica de Oliveira Louro Rodrigues conta que para os surdos o português funciona como uma segunda língua, já que a primeira é a língua brasileira de sinais. “Viemos mostrar para os professores que trabalham com surdos algumas estratégias que utilizamos com os nossos alunos. Com isso tornamos as aulas mais atrativas e interessantes. Além disso, promovemos a inclusão”, diz a professora.
De acordo com a coordenadora de educação especial de Cacoal, Marinalva Martiniano, no município há cerca de 50 alunos com a deficiência que frequentam aulas regulares. “Para que o aprendizado seja eficiente o professor precisaria ter em sala de aula, data show para trabalhar com imagens, intérprete de libras em sala e um número menor de alunos”, explica Marinalva.
No primeiro dia de curso, os professores de português foram capacitados, já nesta quarta-feira (15) os professores de matemática irão aprender sobre didática e metodologia de ensino para trabalhar com alunos com deficiência auditiva. Participam da capacitação educadores da rede municipal, estadual, professores universitários e acadêmicos.

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/curso-capacita-professores-para-didatica-com-alunos-surdos-em-ro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.