RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Cacoal Professores passam por treinamento para trabalhar com surdos

Com o objetivo de oferecer assessoria técnica aos professores de matemática e português, que trabalham com alunos surdos nas turmas regulares, a Coordenadoria Regional Educação (CRE) de Cacoal levou para o município uma equipe composta por quatro profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), do Rio de Janeiro.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial da CRE de Cacoal, Marinalva Alves Martiniano, o objetivo é formar os professores de língua portuguesa e matemática, orientando-os sobre como é o aprender do surdo em uma sala inclusiva e como trabalhar com estes alunos. “Você não precisa saber libras para ensinar um aluno surdo. Você precisa conhecer o perfil dele, saber como ele aprende e como ele entende o conteúdo”, disse.
Além de ser voltado para professores estaduais de Cacoal, Ministro Andreazza e Espigão D’Oeste, a CRE oportunizou também aos profissionais da rede municipal e servidores da Universidade Federal de Rondônia, Unesc e acadêmicos da Facimed a busca de novos conhecimentos.
Para a intérprete e professora de libras da instituição de ensino superior Unesc, de Cacoal, esta é uma grande oportunidade. “Este tipo de curso é de suma importância, principalmente aqui para a nossa região. Serve para nos aprimorarmos na área de libras, mas principalmente no trato com o aluno”.
De acordo com o professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Aytel Fonseca, este curso é tido como uma assessoria técnica. “Estamos aqui para dar dicas, discutir como trabalhar o conteúdo com os alunos surdos inseridos na educação regular. Queremos discutir as dificuldades encaradas pelos professores e buscar soluções para facilitar e melhorar o trabalho destes profissionais”.
O curso teve início nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

 http://www.rondoniaovivo.com/interior/cacoal/noticia/professores-passam-por-treinamento-para-trabalhar-com-surdos/128570#.VTZ3Y5Mtzx4

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