RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 28 de abril de 2015

Seduc-PI oferece a primeira especialização em Libras

aula_libras.jpg.300x250_q85_box-60,0,540,400_crop_detail 
Teresina/PI – A iniciativa permitirá a formação profissional do corpo docente da rede pública
Com foco na educação inclusiva e na inclusão dos alunos com deficiência auditiva da rede pública estadual, a Seduc, através da Universidade Aberta do Piauí/Uespi está realizando a primeira especialização na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas presenciais do polo de educação à distância para os alunos de Teresina acontecem, quinzenalmente, no Centro de Formação Antonino Freire.
De acordo com a coordenação do curso, a iniciativa permitirá a formação profissional do corpo docente da rede pública de ensino, visando colocar em prática a lei que exige a formação em libras dos profissionais da educação.
Além dos professores de Teresina também participam dessa turma de especialização, docentes de outros municípios como Anísio de Abreu, Barras,  Castelo do Piauí, Jaicós, Pio IX, São João do Piauí, Simões e Simplício Mendes.
O  Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras. O artigo 4º da lei 10.436/2002,  assegura que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Regulamentando essa lei foi criado o Decreto 5626/2005, que estabelece que  as  instituições de educação superior, principalmente as que ofertam cursos de Educação Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de pós-graduação para a formação de professores para o ensino de Libras e sua interpretação. Então a iniciativa visa assegurar o que está previsto na lei.

Fonte: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/educacao/seduc-oferece-a-primeira-especializacao-em-libras-27324.html

Um comentário:

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.