RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 14 de abril de 2015

Professores de Libras chegam às escolas de Contagem-MG

Profissionais promovem a inclusão de estudantes surdos e com baixa audição
A Prefeitura de Contagem, sempre atenta à inclusão de estudantes com deficiência, acaba de receber 47 tradutores e interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atuarão neste ano letivo, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O grupo, que já iniciou as atividades em sala de aula, desde o dia 7/4, chegou para assegurar a efetiva inclusão dos educandos surdos e com baixa audição.
De acordo com o secretário de Educação, professor Ramon, por lei, o ingresso e a permanência do estudante surdo nas escolas comuns devem ocorrer mediante a oferta da educação bilíngue. “Isso quer dizer que o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa devem caminhar juntos”, explicou o secretário.
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Além do trabalho dos profissionais de Libras, Contagem desenvolve uma série de outras ações para aprimorar a educação inclusiva nas escolas da prefeitura, que hoje atende cerca de 1,2 mil estudantes com deficiência. Diariamente, mais de 500 profissionais, entre estagiários e cuidadores, atuam para dar suporte pedagógico e auxiliar nas atividades de vida diária, como cuidados com a higienização, alimentação e locomoção dos estudantes no ambiente escolar.
Políticas de Inclusão
Segundo a diretora de departamento da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pela inclusão, Sebastiana Rangel, em apenas dois anos, a atual gestão municipal já garantiu quase R$ 427 mil para custear despesas por meio do Programa Escola Acessível, em 35 unidades escolares.
Os recursos são utilizados para obras de qualificação da acessibilidade, como adequação de banheiros, alargamento de portas e vias de acesso, construção de rampas, instalação de corrimão e de sinalização tátil, visual e sonora. Podem ser destinados, ainda, para aquisição de cadeira de rodas, mobiliário e material desportivo apropriados para estudantes com deficiência, além de outros equipamentos de tecnologia assistiva.
Contagem conta ainda com 23 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para qualificar o atendimento a estudantes com deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino. Os espaços são destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e beneficiam cerca de 600 estudantes. As salas, implantadas em parceria com o Ministério da Educação (MEC), são dotadas de mobiliário adaptado e de material de tecnologia assistiva como notebooks e softwares para atendimento a todos os tipos de deficiências e suas variadas especificidades.
Cada sala possibilita o atendimento de, aproximadamente, 25 estudantes. Eles são acompanhados por professores e/ou pedagogos com formação específica para o atendimento. “O papel desses profissionais é estimular o estudante a explorar todas as suas potencialidades, independentemente de suas limitações. Isso reflete no desenvolvimento social, cognitivo e até na conquista de mais autonomia”, explicou o secretário de Educação, professor Ramon.
AEE Móvel
Este ano, a Seduc implantou também o AEE Móvel, serviço de apoio e suporte às crianças com deficiência atendidas nos 34 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), localizados em todas regiões da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido por quatro professores de AEE, selecionados especificamente para atuar não só com as crianças, como também com as famílias e as escolas que atendem educandos de zero a cinco anos.
“Estudos comprovam que, quanto mais cedo ocorre o estímulo, melhor será o desenvolvimento das habilidades da criança, independentemente do tipo de deficiência. A expectativa da Seduc é que esse trabalho do AEE Móvel possa contribuir para que essas crianças tenham melhor rendimento quando alcançarem o ensino fundamental”, concluiu o secretário.

 http://www.surdosol.com.br/professores-de-libras-chegam-as-escolas-de-contagem-mg/

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