RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

Paraense participa da Copa do Mundo de Futsal de Surdos, na Tailândia

Nerisvan Silva é o único paraense já escolhido para a Seleção Brasileira de Surdos


Nerisvan Silva (Foto: Arquivo Pessoal)Nerisvan Silva representará o Pará na Copa do Mundo de Futsal de Surdos (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Nerisvan Silva, de 25 anos, é aluno da turma de Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPA). Surdo, ele dá aulas de futsal para crianças e jovens especiais do município de Mãe do Rio, no nordeste do Pará, onde reside com sua família. Em 2014 o jovem entrou para a seleção brasileira de futsal para surdos e no final deste ano viaja para Tailândia, na Ásia, para participar da Copa do Mundo de Futsal de Surdos 2015, que será realizada no dia 20 a 28 de novembro.
Nerisvan é o único paraense já escolhido para a Seleção Brasileira de Surdos (CBDS), que disputará o campeonato mundial. Outros cinco atletas de Belém ainda devem passar por testes no mês de julho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
- Ainda não conhecemos o jogo dos outros países, mas estamos treinando para ficar em primeiro lugar. Estamos nos esforçando - explica Nerisvan Silva, que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
Os treinos acontecem uma vez por mês com a equipe, mas o atleta treina sempre com as crianças e jovens e com a seleção paraense de futsal de surdos, da qual faz parte. Esta será a primeira vez que Nerisvan viaja para fora do país e participa de uma competição mundial.
- Jogava bola desde pequeno com os ouvintes. Eles eram superiores e eu tinha problemas com o juiz, a comunicação era difícil - lembra o atleta. 
Nos jogos oficiais, a comunicação é feita com bandeirinhas e o juiz também conhece a língua de sinais. 
- Agora estou muito feliz porque perceberam a diferença entre surdo e ouvinte e me convidaram para fazer parte da seleção.
 
 http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2015/06/paraense-participa-da-copa-do-mundo-de-futsal-de-surdos-na-tailandia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.