No 3º bimestre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto "A casa Sonolenta".
Introdução
Colocar a literatura no dia a dia das crianças
surdas é o primeiro passo para que elas sejam convidadas a participar do mundo
letrado e na L2, Língua Portuguesa na modalidade escrita.
No
processo de aquisição da L2 é muito importante permitir que o aluno explore
novos gêneros textuais e conhecer autores.
A leitura e a escrita por meio de atividades de pesquisas, análises,
interpretações, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação
oportunizará a aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.
O livro “A Casa Sonolenta” foi escrito por Audrey
Wood e ilustrações de Don Wood. Trata-se de uma narrativa versificada, com
caráter descritivo, sendo um bom exemplo de como a sequência é fundamental para
o estabelecimento da coerência textual.
“Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na
mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os
personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que
inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que apareceram
na história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais,
e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta,
quando todos acordaram.”
As histórias com acumulação apresentam um evento
desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva,
ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens e a repetição de um
mesmo acontecimento se dá por acumulação.
Justificativa
Através do projeto será possível favorecer a
compreensão e a memorização do texto, proporcionando momentos com a leitura
autônoma.
Esse tipo de
estrutura facilita a antecipação do que virá por parte das crianças, tornando mais
fáceis a leitura e a retenção da história.
Por meio de textos como esses, é possível
estruturar atividades que permitam a construção de diferentes conhecimentos. As
situações de leitura participativa e desafiando os alunos para novas
aprendizagens.
Conteúdos:
Interpretação em L1
e L2
Produção textual
Dramatização
Gramatica: Plural; Masculino e Feminino
Arte= Quadro Van Gohg “Quarto”
Ciências: Arco-íris
Objetivo
geral:
Contribuir
no processo de alfabetização e letramento. Proporcionar o prazer em leitura,
motivação para expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as
palavras e fluir sua imaginação.
Objetivos
específicos:
- Conhecer o livro:
A casa sonolenta;
- Ampliar
vocabulário;
- Criar o hábito de
escutar histórias;
- Enriquecer o
imaginário infantil;
- Favorecer o
contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro
como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as
ilustrações da história;
- Listar o nome dos
personagens;
- Escrever o nome
dos personagens;
- Favorecer a
compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura
autônoma;
- Compreender e
identificar o gêneros das palavras: masculino e feminino.
- Entender o
significado de singular e plural.
Desenvolvimento
Etapa
1 = Apresentação da historia
b)
Leitura do Livro com
apresentação em vídeo em LIBRAS. Acesse o Vídeo AQUI
e)
Dobradura
casa: Desenho da história.
f)
Atividade Lembrança: Cama com os personagens
Etapa
2 = Vocabulário
a)
Sinal
e vocabulário L2
b) Joga de Trilha: Regras do jogo
* Casa da pulga voltaR para o começo;
* Casa sinal Palavra soletrar a imagem sorteada
* Casa sinal Teatro: Imitar um personagem
* Casa da pulga voltaR para o começo;
* Casa sinal Palavra soletrar a imagem sorteada
* Casa sinal Teatro: Imitar um personagem
Etapa
3 = Atividades de interpretação
Contribuição da Professora Fatime Garcia Hadid
Contribuição da Professora Fatime Garcia Hadid
a) Quiz perguntas em LIBRAS (ainda não disponível)
b) Atividades de interpretação, plural, e masculino e feminino:
- Atividade em Excel, organizado por Clara Ramos Pedroza: Clique AQUI para baixar
Outras atividades:
b) Atividades de interpretação, plural, e masculino e feminino:
- Atividade em Excel, organizado por Clara Ramos Pedroza: Clique AQUI para baixar
Outras atividades:
c) Atividade de Produção de texto EM Power Point: Clique AQUI
Avaliação
A avaliação será feita a partir do
trabalho interdisciplinar: observação, produção, apreciação e contextualização.
Biografia
·
A casa sonolenta
De Audrey Wood,
ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora
Ática, 2005.
·
Caderno de orientações: histórias com acumulação. –
São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011.
Professoras Vânia Alice Morais e Clara Ramos Pedroza
http://librasapmceada.blogspot.com.br/search/label/Material
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.