RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de abril de 2015

Projeto: A casa sonolenta em LIBRAS

No 3º bimestre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto "A casa Sonolenta".

Introdução
Colocar a literatura no dia a dia das crianças surdas é o primeiro passo para que elas sejam convidadas a participar do mundo letrado e na L2, Língua Portuguesa na modalidade escrita.
No processo de aquisição da L2 é muito importante permitir que o aluno explore novos gêneros textuais e conhecer autores.  A leitura e a escrita por meio de atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação oportunizará a aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.
O livro “A Casa Sonolenta” foi escrito por Audrey Wood e ilustrações de Don Wood. Trata-se de uma narrativa versificada, com caráter descritivo, sendo um bom exemplo de como a sequência é fundamental para o estabelecimento da coerência textual.
“Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que apareceram na história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais, e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta, quando todos acordaram.”
As histórias com acumulação apresentam um evento desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens e a repetição de um mesmo acontecimento se dá por acumulação.
Justificativa
Através do projeto será possível favorecer a compreensão e a memorização do texto, proporcionando momentos com a leitura autônoma.
 Esse tipo de estrutura facilita a antecipação do que virá por parte das crianças, tornando mais fáceis a leitura e a retenção da história.
Por meio de textos como esses, é possível estruturar atividades que permitam a construção de diferentes conhecimentos. As situações de leitura participativa e desafiando os alunos para novas aprendizagens.
Conteúdos:
Interpretação em L1 e L2
Produção textual
Dramatização
Gramatica: Plural; Masculino e Feminino
Arte= Quadro Van Gohg “Quarto”
Ciências: Arco-íris
Objetivo geral:
Contribuir no processo de alfabetização e letramento. Proporcionar o prazer em leitura, motivação para expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras e fluir sua imaginação.
Objetivos específicos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Ampliar vocabulário;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária; 
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Compreender e identificar o gêneros das palavras: masculino e feminino.
- Entender o significado de singular e plural.
Desenvolvimento
Etapa 1 = Apresentação da historia
a)               Apresentação do livro e leitura




b)                 Leitura do Livro com apresentação em vídeo em LIBRAS. Acesse o Vídeo AQUI
c)                 Caixa da história com os personagens: Reconto da história por cada aluno



d)                 Construção coletiva do Painel da historia.



e)                 Dobradura casa: Desenho da história.





f)                 Atividade Lembrança: Cama com os personagens


(clique na imagem para ampliar)
Etapa 2 = Vocabulário
a)                 Sinal e vocabulário L2
Ficha de vocabulário



(clique na imagem para ampliar)
b) Joga de Trilha: Regras do jogo
* Casa da pulga voltaR para o começo;
* Casa sinal Palavra soletrar a imagem sorteada
* Casa sinal Teatro: Imitar um personagem


Etapa 3 = Atividades de interpretação
Contribuição da Professora Fatime Garcia Hadid
a)              Quiz perguntas em LIBRAS (ainda não disponível)

b) Atividades de interpretação, plural, e masculino e feminino:

- Atividade em Excel, organizado por Clara Ramos Pedroza: Clique AQUI para baixar


Outras atividades:






c) Atividade de Produção de texto EM Power Point: Clique AQUI
Avaliação
A avaliação será feita a partir do trabalho interdisciplinar: observação, produção, apreciação e contextualização.

Biografia
·                   A casa sonolenta
De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora Ática, 2005.
·                    Caderno de orientações: histórias com acumulação. – São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011.



Professoras Vânia Alice Morais e Clara Ramos Pedroza


http://librasapmceada.blogspot.com.br/search/label/Material

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.