RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ifro terá que dispor intérpretes suficientes para surdos em concurso

Decisão se deu após ação civil pública oriunda de denúncias de candidatos.
Segundo candidatos, intérprete deu maior atenção a um concorrente.

Do G1 RO
Mais de 1,8 mil vagas serão ofertadas para 12 polos do Ifro, em Rondônia (Foto: Larissa Matarésio/G1) 
 
Em próximos concursos, candidatos surdos devem ter intérpretes suficientes
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
 
Uma decisão da Justiça Federal vai obrigar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) a garantir intérpretes suficientes para candidatos com deficiência auditiva, nos próximos concursos públicos. A decisão atendeu a uma ação civil pública que argumentou que a instituição deve garantir tratamento igualitário aos candidatos portadores de deficiência auditiva.
A decisão também interpôs que o Ifro deve assegurar tratamento igualitário e condições adequadas para que os candidatos com deficiência auditiva realizem as provas, assim como a tradução dos enunciados dos testes para Libras, por meio de tradutor ou tecnologia de vídeo, além de disponibilização de intérpretes em quantidades suficientes que atendam à atividade.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o pedido se originou após reclamações de candidatos que prestaram o concurso para professor em junho de 2014, que afirmaram a existência de irregularidades na aplicação das provas. Segundo os candidatos, havia apenas uma intérprete de Libras para auxiliar nas provas. Houve ainda denúncias de que a intérprete prestou atendimento individual de forma desigual, que resultou em prejuízos aos demais candidatos.
Segundo o MPF, não disponibilizar intérpretes aos candidatos durante a prova objetiva configura violação dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e da isonomia, pois um candidato com deficiência auditiva tem o portuguës como segunda língua e não pode competir com candidatos sem deficiência.

 http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/ifro-tera-que-dispor-interpretes-suficientes-para-surdos-em-concurso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.