RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Curso de língua portuguesa para surdos inscreve até 11 de abril

Curso é voltado para professores da rede estadual de ensino.
São 75 vagas para o interior do estado e 25 para a capital.

A formação em língua portuguesa na modalidade escrita para surdos, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inscreve até o próximo dia 11 de abril. O curso é voltado para professores da rede estadual de ensino que atuam na educação especializada do idioma para surdos. Setenta e cinco vagas são destinadas para docentes que atuem no interior e outras 25 para os que atuam na capital.

A professora Ana Pachecoleciona há um ano no Instituto Filippo Smaldone. O centro educacional de áudio-comunicação é localizado no bairro do Umarizal, em Belém, e trabalha com deficientes auditivos há 44 anos. "A experiência é fantástica, principalmente, pela troca de conhecimento. É muito bom ver a meta alcançada. O resultado final é sempre surpreendente".
A escola atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. De acordo com a psicóloga da instituição, Ana Maria Oliveira, 95% dos alunos enfrentam em casa dificuldades de comunicação com o grupo familiar. “Os pais precisam aprender pelo menos o básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para melhorar a relação comunicativa com os filhos”, reitera Ana Maria.
A coordenadora do programa de inclusão da instituição, Kátia Carneiro, ressalta a importância das estratégias de comunicação com o surdo. “Temos que dar atenção, olhar nos olhos, e até mesmo falar pausadamente, para que ele possa fazer a leitura labial”, explica.
Formação
O curso busca configurar o contexto bilíngue da pessoa surda diante da coexistência com a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, a fim de desenvolver habilidades e competências para uma prática pedagógica e avaliativa bilíngüe, voltada à alfabetização.
As vagas estão distribuídas entre 40 municípios e pelas Unidades Seduc na Escola (Uses). Professores oriundos do interior do Pará terão hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e passagens financiados pela Seduc, com o apoio do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para os docentes da capital, a Secretaria arcará com os custos do almoço.

 http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/04/curso-de-lingua-portuguesa-para-surdos-inscreve-ate-11-de-abril.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.