RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 2 de agosto de 2014

Língua Portuguesa para Surdos

Preparei uma release de uma das experiências mais especiais vivenciadas no trabalho com surdos da EJA.
O curso de Língua Portuguesa para Surdos. Confiram....

Nesse ano foi elaborado uma curso de Língua Portuguesa para surdos adultos na escola onde trabalho SESI/Brusque. Foram necessárias muitas pesquisas e adaptações para criar uma cronograma de 40 horas para o curso, feito em parceria com uma professora de Língua Portuguesa Nadine Moritz de Oliveira. O foco principal do curso foi o estimulo à leitura e o reconhecimento de verbos em Língua Portuguesa/Libras.
De início foi pensado em um trabalho paralelo, explorar a cultura surda com o incentivo à leitura e nessa leitura, estudar o vocabulário, interpretação, sinônimos e verbos. Para muitos surdos, as palavras alegre e animado eram completamente diferentes e sem relação, ao explorar o significados de cada palavra foi possível observar um desenvolvimento na interpretação de textos. Outra abordagem muito significativa foi explorar os verbos nos textos, para isso foi necessário trabalhar pronomes em Libras e posteriormente na Língua Portuguesa. Em seguida houve a estimulação para o conhecimento de muitos verbos no infinitivo, atividade considerada fácil pelos alunos. Depois trabalhamos a conjugação verbal no presente, passado e futuro. Atividades repetitivas, mas com grande participação dos alunos. Veja as etapas...

Com alguns surdos com uma base de leitura na Língua Portuguesa foi explorado alguns verbos irregulares.
Após desenvolver a prática de reconhecer os verbos no texto iniciamos a produção de frases com verbos, usamos como base imagens de um blog e explorou-se a escrita individualizada. Confiram as etapas...










Foi uma experiência muito rica que possibilitou a ampliação do conhecimento sobre a Libras e sua relação com a Língua Portuguesa, despertando em cada aluno a valorização social da Língua Portuguesa como a segunda Língua.

Rosana Gomes Jacinto Canteri
Pedagoga
Interprete de Libras
Especialista em psicopedagogia e educação inclusiva


http://librasatividadesnovas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.