RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sinais de que você precisa de aparelhos auditivos


Sinais de que você precisa de aparelhos auditivos

10358326

A TV começa a perfurar os ouvidos alheios
Acho que esse é o sinal mais gritante de todos. Você põe a TV num volume altíssimo e ainda assim acha baixo. O resto da família começa a surtar com o barulhão e te pede para diminuir mas, se fizer isso, você não ouve mesmo! Pode saber que até o vizinho de cima já está pensando em te aconselhar a fazer uma audiometria…
A sala de aula vira sala do pânico
Ouvir mal e precisar frequentar escola/faculdade não é para os fracos. Você começa a escolher um lugar estratégico para ter visão panorâmica da sala inteira e evitar passar pelo constrangimento de ver alguém berrando seu nome porque te chamou 5x e você não ouviu. Professores falando de costas = entendimento zero. Entender o que a turma do fundão diz? Nem pensar!
Você começa a cantar como a Solange do BBB
Quem lembra da Solange cantando tudo errado? Ouvir errado = cantar errado. E o mais engraçado é que depois, quando passamos a usar aparelho auditivo e a entender as coisas corretamente, nos damos por conta dos micos épicos que pagamos assim.
As pessoas comentam que você está berrando
E você prontamente responde: EU NÃO ESTOU BERRANDO NÃO. Aos berros, claro. O tom de voz de quem ouve mal é alto e incomoda aqueles que não têm deficiência auditiva. Portanto, se as pessoas próximas  e as nem tão próximas assim comentarem que você fala alto demais ou berra, já sabe. Sinal luminoso de alerta!
Ligações telefônicas viram tortura chinesa
Seu interlocutor pergunta ‘como vai’ e você responde que hoje é quarta-feira? Quem nunca… Quando temos perda auditiva falar ao telefone é um martírio pois não há nada mais desagradável do que pedir que a pessoa repita cem vezes o que disse – e ainda assim não entender!! Muitos pensam que ainda dão conta do recado mas não percebem que só falam ao telefone com a mãe, o pai, o marido; pessoas cujas vozes são muito fáceis de desvendar em função do convívio intenso.
Participar de conversas com várias pessoas é como estar perdido num aeroporto chinês
Quando fica difícil entender o que mais de uma pessoa diz numa conversa, sinal de alerta. A atitude de quem precisa de AASI’s numa situação dessas é ficar olhando para o chão, para o teto, mexendo no celular e se sentindo perdido num aeroporto chinês – o povo fala, fala, fala e você não entende bulhufas do que estão dizendo.
Repetidos momentos “Velha da Praça da Alegria”
Quem lembra daquela velhinha? Eu lembro como fica em pânico se assistir aquele programa porque me identificava demais com ela! Foram milhares de vezes em que estive em conversas nas quais me perguntavam “X” e eu respondia “Y” sem a menor cerimônia. Pior que isso só quando eu parava de prestar atenção em conversas com várias pessoas e de repente decidia voltar pro papo e soltava alguma frase e todos me olhavam e diziam: “Mas acabamos de falar isso”. Se você entende errado regularmente, tem algo errado aí.
As pessoas perguntam se você ouviu coisas que você não ouviu
“Você não ouviu baterem na porta?”, “Você não ouviu que eu te chamei?”, “Você não ouviu o alarme do carro?”, “Você não ouviu a porta bater?”, “Você não ouviu a campainha?”, “Você não ouviu o interfone?” – e por aí vai. E não, você não ouviu.
Os outros começam a perguntar se você é surdo
Quem ouve capta direitinho os ‘escorregões’ de quem não ouve. Quando um ouvinte percebe que a gente não ouve em diversas situações as antenas levantam. Se você desconfia que ouve mal e te fazem a temida pergunta ‘Você é surdo?’, melhor correr pro médico. Muitas pessoas gostam de se enganar dizendo-se desatentas ou distraídas. Mesmo o mais distraído dos ouvintes ouve quando lhe chamam ou entende o que lhe dizem.
Se você se identificou com algum ou alguns dos sinais, busque um otorrinolaringologista de confiança e faça uma audiometria. Tentar fingir que a sensação de isolamento trazida pela surdez não existe é uma das tarefas mais cansativas para quem não ouve ou ouve mal. Busque ajuda, busque qualidade de vida e vá ser feliz. ;) 

 http://cronicasdasurdez.com/sinais-de-que-voce-precisa-de-aparelhos-auditivos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.