RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 4 de março de 2015

Seduc abre inscrições para capacitação de professores em Libras (TO)


41654-279x210-width 

Considerado o segundo idioma oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o principal caminho de acesso para pessoas surdas ao cotidiano do lugar em que vivem. Pensando na inclusão e no exercício pleno de cidadania de pessoas com deficiência auditiva, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia as inscrições para a edição 2015 da capacitação de professores em Libras. As inscrições começam nesta segunda-feira, 2, e seguem até o próximo dia 13.
De acordo com a técnica da Gerência de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, que coordena o curso, o objetivo é capacitar educadores para lecionar tanto na linguagem oral quanto na de sinais. “Nós hoje temos um déficit muito grande de profissionais que dominem essas duas línguas. Nós precisamos de mais professores lecionando também em Libras”, alertou.
O curso é primordialmente voltado para professores, tanto da rede estadual quanto da municipal e de escolas particulares. Para este público, as inscrições começam hoje e seguem até o dia 10. Para efetivar a inscrição, o candidato ao curso deve levar ao Anexo II da Seduc cópia do RG e, caso seja casado, da Certidão de Casamento. A coordenação do curso alerta a todos que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita.
Caso haja vagas remanescentes, a coordenação do curso abrirá as inscrições para a comunidade em geral desde que tenha mais de 18 anos. Neste caso, os interessados devem se inscrever entre os dias 11 e 13 de março. “Às vezes a gente não consegue preencher as 25 vagas que ofertamos e, por isso, abrimos inscrições para a comunidade. O único pré-requisito é que o interessado tenha mais de 18 anos”, completou Paola.
A capacitação em Libras da Seduc inicia no dia 16 de março e segue até o dia 3 de junho. A carga horária é de 120 h/aula a serem realizadas na sala de cursos da Gerência de Educação Especial, no anexo II da Seduc.
As turmas para a capacitação em Libras serão dividas em três módulos, um para alunos iniciantes, outro para o nível intermediário e um terceiro para o avançado. Todas as turmas terão aulas de segunda à quinta-feira. Iniciantes estudarão no período matutino (de 8h30 às 11h); intermediários, no noturno (das 19h às 21h30) e os avançados entrarão em sala de aula à tarde (das 13h30 às 16h). (Ascom / Seduc)

 http://www.surdosol.com.br/seduc-abre-inscricoes-para-capacitacao-de-professores-em-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.