RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 4 de março de 2015

Médica aborda a educação de crianças surdas em livro


A médica Teresa Leite, autora do livro
A médica Teresa Leite, autora do livro
Incentivar o debate sobre a educação de crianças com surdez. Este é o objetivo principal do livro “Quem Decide? Os Caminhos e Escolhas na Vida de Uma Criança Surda”, que será lançado no dia 7 de março pela médica Teresa Leite, diretora-superintendente da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM). Especializada em pediatria, a autora relata sua história com a filha Thalita, de 21 anos, que ficou surda e muda aos 4 meses de idade devido a uma meningite bacteriana.
No livro, Teresa cita a importância do trabalho do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). “Foi o primeiro lugar que visitei na minha caminhada. O acolhimento foi sensacional e esse atendimento marcou minha trajetória e me deu ânimo para lutar”, conta. A médica propõe a discussão de questões referentes à educação dos surdos, como sua integração na sociedade e a relação dos profissionais de saúde e educadores com as crianças e com seus familiares, a fim de orientar e apresentar os caminhos possíveis para trabalhar as potencialidades de cada uma.
Capa do livro, feita pela filha de Teresa, Thalita
Capa do livro, feita pela filha de Teresa, Thalita
Segundo a autora, toda a arrecadação com a venda do livro será revertida para a compra de aparelhos auditivos para crianças menores de um ano. “Espero que o livro possa propiciar aos profissionais de saúde e educação uma reflexão profunda sobre seu papel no futuro dessas crianças e que os pais possam se sentir capazes de questionar, de trabalhar, de cobrar posturas públicas que garantam o melhor futuro possível, integral e harmônico para seus filhos surdos”, diz. O lançamento, aberto ao público, será em Angra dos Reis (RJ), na Rua Elias Miguel Luís, nº 272, Parque das Palmeiras, às 18h.

 http://www.ines.gov.br/index.php/medica-aborda-a-educacao-de-criancas-surdas-em-livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.