RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Surdocegueira


               A Surdocegueira se caracteriza pela associação das perdas, parcial ou total, dos sentidos da visão e audição em um mesmo indivíduo. As pessoas que apresentam essa condição possuem, em maior ou menor nível, problemas de comunicação, informação e mobilidade, dependendo da etiologia da Surdocegueira; da época de aquisição e a intensidade de cada uma das perdas sensoriais (visão e audição), bem como do ambiente sócio-cultural e recursos de atendimento clínico, escolar e outros serviços que esses indivíduos e suas famílias necessitam.

                 Dependendo da etiologia, a Surdocegueira poder estar associada a outros comprometimentos de ordem mental e física.


       Vídeo Informativo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)


            Causas que podem levar a Surdocegueira:
ü  Pré–natais
§  AIDS
§  Herpes
§  Rubéola
§  Citomegalovírus
§  Sífilis
§  Toxoplasmose
§  Abuso de drogas pela mãe
§  Hidrocefalia
§  Microcefalia
ü  Prematuriedade
ü  Pós-natais
§  Asfixia
§  Encefalites
§  Traumatismo craniano
§  Meningites
§  Derrame cerebral
ü  Síndromes genéticas
§  Marfan
§  Shprintezen
§  Osteogênese imperfeita
§  Sticckler
§  Alstron
§  Disostose Mandíbulo Facial
§  Kearns-Sayre
§  Morquio
§  Bardet Biel
§  Carpenter
§  Halligren
§  Homocistinúria
§  Meckel-Gruber
§  Apert
§  Down
§  Usher
§  Hallermann-Streiff
§  Trissomia
§  Albinismo
§  Goldenhar
§  Weil marchesani
§  Flyn Air
§  Schwartz Jampel
§  Cockaune
§  West
§  Waasrdenburg

CLASSIFICAÇÃO
            A combinação de diferentes fatores, que levam indivíduos à condição de surdocego, não permite que seja traçado um perfil único desses sujeitos em função de suas necessidades tão distintas, tanto quanto de suas potencialidades e habilidades.
A Surdocegueira possui duas classificações importantes que determinarão os procedimentos necessários para a intervenção educacional: sensorial e linguística.
ü                                    Do ponto de vista sensorial, os surdocego podem pertencer a quatro grupos:
§  Aqueles que são surdos e cegos;
§  Aqueles que são surdos e possuem baixa visão;
§  Aqueles que possuem perda auditiva e cegueira; e
§  Aqueles que fazem uso de resíduo auditivo e visual.
            Muitas pessoas consideradas surdocegas podem ter visão suficiente para se mover em seus ambientes, reconhecer pessoas, familiares, ver a língua de sinais a uma pequena distância e, talvez, ler a escrita ampliada. Outras têm audição suficiente para reconhecer sons familiares, entender alguma fala ou desenvolver a língua oral.
ü                                     Do ponto de vista linguístico os surdocego podem ser:

§  Pré-linguístico: quando a Surdocegueira ocorre por causa congênita ou anterior a aquisição da fala.
§  Pós-linguísticos: quando a pessoa adquiriu a Surdocegueira após a aquisição de uma língua, seja oral ou de sinais.
            Os problemas que decorrem da privação dos dois canais sensoriais (visão e audição) presente desde o nascimento de uma criança podem levar a:
§  Percepção distorcida do mundo;
§  Dificuldade em antecipar eventos futuros ou o resultado de suas próprias ações;
§  Privação de muitas motivações extrínsecas;
§  Possibilidade de serem rotulados como “retardados” ou “emocionalmente perturbados”;
§  Necessidade de habilidades específicas para se comunicar significamente com seu ambiente; e
§  Dificuldade extrema em estabelecer e manter relações interpessoais.
          
           Crianças surdocegas de etiologia congênita não aprendem a se comunicar de forma simbólica por si mesmas. Elas dependem da capacidade do parceiro de interação em interpretar e responder às suas formas pré-verbais de expressão de forma coerente e perceptível para as mesmas.       
         
             Já os surdocegos pós-linguísticos deverão:
§  Aprender novas formas de se comunicar ajustadas à sua capacidade perceptiva;
§  Ter apoio psicossocial;
§  Fazer uso de técnicas para as atividades de vida diária; e
§  Dispor de serviços de guia-intérprete.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
            Ainda que o termo surdocego possa sugerir a ausência total de visão e audição, muitas crianças possuem resíduos em ambos sentidos, mas ainda apresentam dificuldade em processar as informações que chegam por essas vias, bem como de outros sentidos. Crianças com privação dos canais auditivo e visual podem apresentar problemas com o equilíbrio, movimentos limitados e hiper ou hipossensibilidade tátil. As informações apreendidas por meio dos canais sensoriais de distância – visão e audição – prejudicados, precisarão ser apoiadas por outras recebidas pelos sentidos remanescentes mais próximos como o tato, olfato, paladar, bem como dos sentidos esquecidos: vestibular, responsável pelo equilíbrio e proprioceptivo, responsável pela posição do corpo no espaço.
            O tato, quase sempre, será o principal canal de entrada das informações  que vêm do ambiente para a pessoa surdocega; suas mãos será o instrumento de comunicação por intermédio do qual poderá estabelecer relações com pessoas ao seu redor. Entretanto, o sentido tátil tem sua própria limitação fisiológica no que diz respeito à percepção do todo do objeto; aos conceitos de perspectiva; e das relações de tamanho e descrições visuais para quem nunca teve visão.
            Para outros, o tato será o sentido que complementará as informações captadas pelos resíduos visual e/ou auditivo.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO
            As formas de comunicação utilizadas com os surdocegos dependem, entre outros aspectos, do nível de interação que eles estabelecem com seus pares e da existência de resíduo visual ou auditivo. Elas incluem o uso de objetos de referência (objetos de vida real ou concreto), cartões com parte desse objeto ou com a representação gráfica do mesmo, bem como fotos, gestos (representação motora de uma ação) para promover o desenvolvimento da comunicação com surdocegos pré-linguísticos.
            Com os surdocegos pós-linguísticos as formas de comunicação podem ser divididas em alfabéticas e não alfabéticas ou sinalizados:
ü  Sistemas alfabéticos:
§  Datilológico ou manual (visu-espacial; visual-tátil; tátil nas palmas das mãos).


§  Escrita na palma das mãos.


ü  Sistemas sinalizados:
§  Língua de Sinais (em campo visual, curta distância e tátil).


ü  Sistemas baseados na Língua Oral:
§  Língua Oral amplificada.
§  Tadoma.


ü  Sistemas baseados em códigos de escritas:
§  Escrita com caracteres comuns em tinta



     §  Escrita em Braille.



SUGESTÕES DE FILMES QUE ABORDAM A SURDOCEGUEIRA:


 
              VÍDEOS QUE ABORDAM A SURDOCEGUEIRA:












http://oficinadelibras.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

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